Último partido a realizar convenção municipal para a escolha de candidatos, o PCO (Partido da Causa Operária) definiu os nomes que vão representar a legenda nas eleições de 2024. Diferente da maioria das siglas, o PCO terá apenas duas pré-candidaturas para a Câmara Municipal.
O encontro on-line realizado no último domingo (4) definiu a candidatura própria à Prefeitura, liderada pelo bancário Tiago Pires para prefeito e a coletora de materiais recicláveis Lenilza Pontes como vice-prefeita. Já as candidaturas para as 18 vagas do legislativo ficaram definidas com o professor da rede municipal Renato Cabrini e a faxineira Rosangela Pires.
Com a realização da convenção municipal e a escolha dos nomes, o PCO tem até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Até o fechamento desta reportagem, o registro não havia sido feito. A campanha eleitoral, por sua vez, começa no dia 16 de agosto.
CONHEÇA OS CANDIDATOS PCO:
1 – RENATO CABRINI;
2 – ROSANGELA PIRES.
Dados da Justiça Eleitoral apontam Araraquara como a segunda maior cidade da região central do estado em número de eleitores. Ao todo, 169.925 pessoas devem ir às urnas no dia 6 de outubro para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Como a cidade ainda não atingiu o número de 200 mil eleitores, não há possibilidade de segundo turno.
REGISTRO DE CANDIDATURAS
Após o registro, a Justiça Eleitoral designa um relator para analisar o pedido, e os dados são encaminhados à Receita Federal para a emissão do CNPJ, necessário para a arrecadação de recursos e a realização de despesas durante a campanha eleitoral.
A Justiça Eleitoral tem até 20 dias antes das eleições (16 de setembro) para julgar todos os pedidos de registro de candidatura aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador — inclusive os impugnados e seus respectivos recursos — e publicar as decisões.