Durante visita na maternidade Gota de Leite, em Araraquara, a candidata à presidência da República Simone Tebet (MDB) assumiu o compromisso de levar o modelo para todo o País e defendeu o aumento na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) em 25%.
Acompanhada do correligionário e ex-prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri e o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, Simone foi recepcionada na maternidade pela secretária municipal de Saúde, Eliana Honain e a diretora-executiva da FunGota, Lúcia Ortiz.
No local, a candidata falou com a imprensa sobre seus planos para a Saúde Pública e criticou a postura do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), durante as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, na última quarta-feira (07), em Brasília.
VEJA TAMBÉM
Coronel de Araraquara tem candidatura para deputado aprovada
Câmara de Matão aprova a implantação do medicamento PrEP
Simone Tebet defendeu que em um eventual governo do MDB a prioridade, em dois anos, vai ser zerar as filas represadas pela pandemia da covid-19. Segundo ela, as filas de exames, consultas e cirurgias serão bancadas com recursos da União para estados e municípios.
A postulante ao palácio do Planalto falou ainda sobre a necessidade de levar o parto humanizado para as demais cidades brasileiras e prometeu oferecer acompanhamento de gestantes a partir do primeiro dia de gravidez até o primeiro ano do bebê.
“Estar nessa maternidade, referência no parto humanizado, é tudo o que queremos para o Brasil. Essa não é a realidade da maioria dos estados e municípios brasileiros, a mulher precisa bater de porta em porta, pois não sabe qual maternidade vai ter vaga e isso vai acabar”, introduziu em entrevista coletiva na saída da maternidade.
“A partir do próximo ano, desde o primeiro dia da sua gravidez até o final do primeiro ano do bebê, ela [mãe] vai ter toda a assistência por parte do Governo Federal com estados e municípios. Do enxoval e pré-natal ao transporte coletivo se precisar. Os municípios que não conseguirem, terão financiamento do Governo Federal”, completou.
Outro ponto abordado por Simone Tebet foi o financiamento da Saúde Pública brasileira. Ela criticou a redução nos investimentos promovidos pelo Governo Federal no SUS e se comprometeu a aumentar o valor da tabela de serviços em 25%.
“Lamentavelmente, nos últimos anos, a União deixou de financiar a saúde pública no Brasil. Chegamos a financiar pouco mais de 50% do orçamento da União e hoje é menos, com exceção do período de pandemia onde tivemos que colocar mais dinheiro”, pontuou.
“O primeiro passo é recuperar o histórico e colocar o mínimo de 50% do orçamento da União para a saúde pública. Hoje, os municípios e estados bancam na sua totalidade e não podemos esquecer que a tabela SUS está desatualizada há 20 anos. Em quatro anos, vamos aumentar a tabela SUS em 25% para que nenhuma porta fique fechada para quem precisa”, finalizou.
A candidata terminou sua agenda em Araraquara com uma caminhada pelas ruas do Centro onde conversou com eleitores, tirou fotografias e aproveitou para tomar um suco de abacaxi em uma tradicional cafeteria, conhecida por ser “senadinho” da Morada do Sol.
- Com informações da CBN Araraquara