- Publicidade -
PolíticaEleiçõesEm sabatina do acidade on, Eliana Honain fala sobre saúde, educação e transporte público

Em sabatina do acidade on, Eliana Honain fala sobre saúde, educação e transporte público

Até o próximo sábado (14), os cinco candidatos na disputa serão sabatinados por 12 minutos

- Publicidade -

A enfermeira e ex-secretária da Saúde, Eliana Honain (PT), participou da série de entrevistas promovida pelo portal acidade on com os candidatos a prefeitura de Araraquara, na tarde desta quarta-feira (11), na sede da EPTV, em São Carlos.

Até o próximo sábado (14), os candidatos na disputa serão sabatinados por 12 minutos. A entrevista é transmitida ao vivo, às 13h, pelo canal do acidade on no Youtube e, na sequência, disponibilizada em texto e vídeo.

- Publicidade -

Durante o seu tempo, Eliana falou sobre projetos para reduzir as filas na Santa Casa e ampliar as ofertas de leitos e exames, educação, com escolas em período integral, transporte público e a sua autonomia em um eventual governo.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA

acidade on: Por que disputar a prefeitura de Araraquara?

Eliana Honain: A minha história começou há 38 anos. Eu sou funcionária pública. Trabalhei nos bastidores de todos os governos. E, diante disso, tive aí o enfrentamento da pandemia, que a gente viu quanto foi importante, junto com o prefeito Edinho, tomar decisões acertadas para salvar vidas. Durante todo esse meu histórico, por conhecer muito bem todos os serviços da prefeitura, mas principalmente para proteger todas as políticas públicas que Araraquara tem construído nesses últimos anos junto com o nosso prefeito. Então, para proteger, para garantir essa continuidade e para avançar ainda mais. Vemos aí muitas políticas sociais importantes como o aluguel social, que a gente consegue fornecer para as pessoas, o Bolsa Cidadania, nós temos aí os Filhos do Sol, temos o cooperativismo, que dá dignidade para as pessoas se organizarem, ter uma forma de trabalho e renda, temos programas muito importantes nas escolinhas esportes, as oficinas culturais, então são ações como essa. Então a minha candidatura não surgiu da noite para o dia, foi o processo de construção nesses 38 anos de dedicação à gestão pública.

acidade on: A reclamação da população é justamente a saúde. Parece até que quanto mais é feito, mais precisa ser. A gente ainda tem uma situação da questão de filas por exames. Às vezes tem falta de medicamentos na rede de saúde. Como resolver esses problemas da população?

Eliana Honain: Em relação às filas, nós conseguimos, através do nosso programa Saúde Cidadã, reduzir muito as filas daquilo que ficou represado durante a pandemia. Realizamos mais de 38 mil consultas de especialidades, mais de 10 mil cirurgias eletivas e mais de 58 mil exames. É lógico, a partir do momento que eu fiz 38 mil consultas, geraram muito mais exames e geraram muito mais cirurgias. O que a gente tem feito para isso? Trabalhado através de recursos externos, principalmente do governo federal. Também temos uma parceria muito grande com o governador Tarcísio para poder dar conta disso. Em relação aos medicamentos que hoje faltam, são os que não tem disponibilidade no mercado e são muito transitórios, você fica sem até chegar essa compra. Temos nos esforçado muito. Agora, uma outra coisa muito importante que a população tem que saber, que todas as unidades que estamos reformando e ampliando terão farmácia. Isso é muito importante, porque não fazemos saúde sem distribuição de medicamentos. Então, isso realmente é muito importante. E ter parceria com as nossas entidades filantrópicas pra ajudá-los a dar conta dessas filas. Temos trabalhado muito para melhorar a qualidade da saúde no município de Araraquara.

- Publicidade -

acidade on: A Santa Casa, mesmo diante da intervenção da prefeitura, tem a questão daquela fila do corredor, o aguardo por uma internação, isso ainda é realidade também. Como garantir que isso acabe e que a população tenha dignidade no atendimento?

Eliana Honain: O prefeito Edinho repassou para a Santa Casa R$ 1,5 milhão em recursos. Estamos terminando a adequação de uma área que era ocupada pela oftalmologia e ampliando 30 leitos na urgência e emergência. Então, isso deve ser entregue até agora dia 20, para que possamos realmente solucionar esse problema. Além do mais, a Santa Casa também está com um processo de construção e ampliação de mais 68 leitos. Fora isso, temos em nossa proposta a ampliação da unidade de Retaguarda do Melhado e a construção de um centro cirúrgico, onde daremos vazão para as cirurgias de hérnias, de apêndice, procedimentos mais simples, para que não precisem ser encaminhadas a Santa Casa e com isso desafogando ainda mais essa situação. Temos propostas, sabemos como fazer e vamos.

acidade on: Novos bairros estão surgindo e o desafio hoje é levar infraestrutura para esses locais, como Jardim Ipanema, o Residencial Monte Carlo, Jardim de Jatobá, que hoje, por exemplo, a população não tem unidade de saúde para chamar de sua, não tem uma creche. Como levar esses serviços até a população?

Eliana Honain: Por exemplo, em relação ao Monte Carlo, estamos reformando e ampliando a unidade ali do Indaiá, que vai dar conta dessa demanda na área da saúde. Temos programação de todos esses bairros, onde temos esses empreendedorismos imobiliários, que são muitos por Araraquara. Estamos construindo unidades, tanto os CERs, o Centro de Educação e Recreação, assim como unidades básicas de saúde. A ampliação do horário das unidades básicas de saúde já visa também a contemplar esse aumento populacional, que você expandindo o horário de atendimento consegue atender mais pessoas, isso também é muito importante. E nessas regiões que você citou, Ipanema, Jatobá, Monte Carlo, temos aí a programação da construção de escolas, porque uma das nossas propostas é 100% de todas as nossas crianças dentro dos nossos centros de educação e recreação, e que a gente não tenha nenhum problema com o ensino fundamental.

acidade on: Qual o plano da senhora para a instalação de internet e garantia de que novas tecnologias cheguem nas salas de aula? E em relação à questão que a senhora colocou de vaga para todo mundo, dados da prefeitura colocam que 200 crianças ainda aguardam por uma vaga de creche, como garantir esse atendimento?

Eliana Honain: Essas vagas são através da criação dessas novas unidades e também ampliação. Temos somente na região do Selmi Dei, três centros de educação e recreação sendo reformados e ampliados para dar conta dessa vazão. E assim mesmo, mais 16 unidades escolares em reforma e ampliação para dar conta dessa demanda, principalmente de 0 a 3 anos, porque a partir do ensino obrigatório não temos déficit nenhum, todas as nossas demandas são totalmente atendidas. Nossa proposta é o ensino em tempo integral, porque no período curricular, os jovens e adolescentes ficam na escola e depois eles vão fazer outras atividades, como escolinhas de esportes, oficinas culturais, internet, hoje temos vários laboratórios nessas escolas e isso é muito importante para o aluno ficar no tempo integral, porque ele vai ficar longe da rua. Como a escola Edmilson de Nola Sá, lá no Vale Verde, uma referência em termos de laboratório, de estrutura, para que os nossos alunos tenham a possibilidade de estar mais perto de todas essas tecnologias, mas também desenvolvendo outras atividades fundamentais para o seu desenvolvimento, como são as escolinhas esportes, oficinas culturais, aulas de cidadania, isso é muito importante.

acidade on: Na questão do transporte público coletivo. Recentemente, inclusive, foi aprovado um subsídio para tentar minimamente garantir uma melhoria. Isso ainda não saiu do papel. Qual proposta que a senhora tem, para que o ônibus não atrase e para que tenha uma melhor humanidade do transporte público coletivo?

Eliana Honain: Realmente, esse é um grande desafio, a gente tem que fazer uma discussão muito grande com o Conselho de Usuários do Transporte e identificar quais são as grandes dificuldades em relação a isso. Melhorar a frota, a qualidade dessa frota com ar-condicionado, ter mais linhas e isso, o subsídio resolvido, esse problema vai nos auxiliar. Agora temos aí a instalação de quatro miniterminais de integração, que vão proporcionar que em vários locais da cidade, as pessoas possam fazer essa integração, facilitando o acesso ao transporte público e aos demais locais. Já estamos instalando um ali no Jardim Primavera, outro ali na Avenida São Paulo e teremos nas outras regiões, tanto na região norte como na região sul, assim como também lá no Laranjeiras e no Vale do Sol. Vamos desafogar muito a procura e vai dar integração exclusiva num único local.

acidade on: Inclusive nesse aspecto, um plano de mobilidade urbana previa manter algumas ruas do Centro, a 7 de Setembro e a 9 de Julho, exclusivamente para o transporte público coletivo. Caso a senhora seja eleita, vai cumprir esse plano? Afinal, essa é uma polêmica, pois os comerciantes não gostam tanto dessa ideia.

Eliana Honain: Isso é uma discussão, porque uma das características do nosso governo, que foi do governo Edinho e será do meu, é ouvir a população. Então, essas medidas têm que ser amplamente discutidas com a sociedade, para viabilizar e melhorar. A gente precisa fazer essa revitalização dos corredores comerciais, isso também está no meu programa de governo, para a gente conseguir viabilizar esses grandes corredores de comércio, porque o comércio é um grande fomentador de empregos e de distribuição de renda. Então, isso precisa ser muito discutido com a sociedade como um todo.

acidade on: Alguns acabam criticando a sua candidatura, justamente pelo apoio do atual prefeito Edinho Silva. Em um eventual governo da senhora, como deve ser a sua autonomia e como deve ser a formação de equipe?

Eliana Honain: Com certeza eu não posso negar o apoio do prefeito Edinho, pela importância que ele tem para Araraquara, afinal de contas foi eleito por 4 vezes. Ele tem feito uma política muito correta, é uma pessoa que tem uma capacidade muito grande e temos que ouvir as pessoas que sabem, as pessoas que conhecem. Então, nós teremos autonomia, mas também teremos a participação não só do prefeito Edinho dando conselhos, opiniões, assim como todos os outros ex-prefeitos que nos apoiam, como Roberto Massafera e Marcelo Barbieri.

CONFIRA A ENTREVISTA EM VÍDEO

SÉRIE DE ENTREVISTAS

Desde esta terça-feira (10), o portal acidade on realiza uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Araraquara. O objetivo é garantir que o eleitor conheça melhor suas propostas antes de irem às urnas no dia 6 de outubro.

Na próxima quinta-feira (12), o vereador Doutor Marcos Garrido (PSD) será entrevistado. (Confira a ordem das entrevistas no fim da matéria).

ORDEM DAS ENTREVISTAS

  • Quinta-feira (12) – Marcos Cesar Garrido (Dr. Marcos Garrido) – PSD
  • Sexta-feira (13) – Pedro Tedde – NOVO
  • Sábado (14) – Tiago Pires – PCO
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -