A escadaria da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, nesta segunda-feira (08), frases antirracistas para sensibilizar a população para o mês da Consciência Negra.
Ao ACidade ON, o presidente do Legislativo, Aluísio Braz, o Boi (MDB), explicou que a ideia surgiu de encontro com a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais da Prefeitura, Alessandra Laurindo.
Ela deve participar, nesta terça-feira (09), de sessão da Casa de Leis para abordar os desafios e apresentar a programação sobre o mês da Consciência Negra, em Araraquara.
“A Câmara tem que ser referência e pautar toda luta contra qualquer preconceito e também coisas em nossa história, pois vivemos a escravidão e vemos como melhorou, mas tem que melhorar muito ainda no que se refere ao combate ao racismo”, disse Boi.
O material, feito de PVC, deve ficar durante todo o mês de novembro na escadaria de entrada da Câmara Municipal. Mas, não está descartado ampliar a duração da iniciativa.
“Nada impede que possamos estender um pouco. Sabemos que no mês de dezembro as pessoas vêm mais para a Rua 2, 3, frequentam mais o Centro e o intuito é mais pessoas lerem as frases, tirem fotos, repercutam nas redes sociais para que esse tema floresça na cidade”, reforçou o presidente da Câmara.
Alessandra Laurindo explicou que sugeriu a iniciativa para o poder público, mas também para a iniciativa privada do município. Segundo ela, a Câmara possui papel estratégico na ação.
“Principalmente por ser em uma área central é de suma importância, pois o número de pessoas que passam ali chama muita atenção. Sei que vai impactar muito as pessoas porque a ideia dessa visibilidade é porque almejamos uma sociedade antirracista”, disse Laurindo.
“E para sair além dos discursos você tem que visibilizar e as pessoas convivendo ali, passando diariamente, acredito que vão despertar de uma maneira diferente essa reflexão. É muito importante ter esse espaço também”, completou a coordenadora da Prefeitura.
PROGRAMAÇÃO
A programação conta com diversas atrações que visam reforçar que a participação de todos é fundamental para se compreender que só alcançaremos uma sociedade antirracista quando cada um fizer sua parte.
Na próxima quinta-feira (11), às 19h, será realizada a live de abertura em parceria com a Comissão da Igualdade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura.
A atividade contará com a participação da doutora Mylene Pereira Ramos Seidl, advogada consultora palestrante, especialista em Diversidade e Igualdade.
A agenda será composta ainda com a assinatura da Casa SP Afro Brasil para Araraquara no Memorial da América Latina, em São Paulo (dia 13), palestra na Escola Estadual João Batista de Oliveira (dia 17), entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares (dia 17), Fórum “Meio ambiente e Religiosidades Africanas” (dia 18), 15ª Marcha da Consciência Negra (dia 20), Black Family Party (dia 20), apresentação do TCC dos alunos do Curso de Comunicação e Marketing da Uniara com o tema “Centro de Referência Afro Mestre Jorge” (dia 22), palestra “Esporte e Negritudes: a tarefa de ser atleta negro e referência” (dia 24), show com Décio Luiz (dia 26), show com Chrigor (dia 28) e Dia do Samba “Aplausos a todos os sambas” (dia 3 de dezembro).
A programação completa com datas, locais e participantes será divulgada nos próximos dias nas redes sociais da Prefeitura.
Os shows de Décio Luiz e Chrigor são espetáculos promovidos por parceiros e não pela própria Prefeitura, por isso a entrada será por adesão, com informações que também serão divulgadas nos próximos dias.
“Precisamos resgatar essa desconstrução o ano todo. Esse apelo que fazemos é para que as pessoas, as instituições, escolas e todas as pessoas com oportunidade de disseminar essa sociedade antirracista, que faça isso durante todo o ano, não apenas em novembro”, finalizou.