O ex-vereador de Araraquara João Farias (Republicanos) foi nomeado pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), para a função de secretário de Habitação na capital.
Farias retornou à pasta nesta terça-feira (09) e ocupou a função durante a gestão do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), entre maio de 2019 até agosto de 2020.
O ex-vereador de Araraquara deixa a função de secretário-executivo de Abastecimento e Agricultura para assumir o lugar de Orlando Lindório de Faria (PSDB).
Ao ACidade ON, João Farias afirmou que sua passagem pela pasta durante a gestão Covas contribuiu para a decisão de Nunes. Ele lembrou a implantação do programa “Pode Entrar” – para construção de casas populares em SP.
“Ele [prefeito] fez o convite e aceitei com muito orgulho, porque entendo ser um desafio grande, em uma das áreas mais complexas da cidade de São Paulo e que demonstramos no passado nossa capacidade para tocar esse grande desafio”, apontou.
Nas redes sociais, Farias aparece ao lado de Nunes para anunciar a nomeação. Em fala humorada, o ex-vereador afirmou que Nunes mudará de nome ao fim da gestão.
“A brincadeira é porque atingindo nossa meta de construir 49 mil unidades habitacionais em sua gestão, será o prefeito que mais construiu unidades habitacionais na história de São Paulo. É justo que mude o nome para Ricardo João de Barro, que simboliza o esforço para construção de casas populares”, brincou.
“Não temos dúvida nenhuma de que o Pode Entrar, criado por nós na gestão da Habitação, vai atender, principalmente, a população que mais precisa e é um marco na história habitacional do Brasil, hoje um programa de Estado, não mais de um prefeito ou de outro, porque foi transformado em lei. Não tenho dúvida da nossa capacidade”, completou.
Farias foi vereador em Araraquara por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal, entre 2013 e 2014. No Executivo local foi chefe de gabinete e secretário da Habitação.
Já na capital paulista o republicano foi secretário de Esportes e Lazer, secretário de Habitação e ocupava atualmente a secretaria executiva de Abastecimento e Agricultura.