- Publicidade -
PolíticaFake: Bolsonaro repete que pessoas comeram gatos em Araraquara

Fake: Bolsonaro repete que pessoas comeram gatos em Araraquara

Durante lançamento de programa social, presidente da República voltou a citar informação desmentida em janeiro

- Publicidade -

 

Fala de Jair Bolsonaro aconteceu durante cerimônia de lançamento de novas entregas do programa Renda e Oportunidade (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Fala de Bolsonaro aconteceu durante cerimônia de lançamento de novas entregas do programa Renda e Oportunidade (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

- Publicidade -

  

Durante anúncios relacionados ao programa Renda e Oportunidade, nesta sexta-feira (25), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), voltou a criticar medidas de isolamento social adotadas durante o momento crítico da pandemia da covid-19 e disse que em Araraquara “se consumiu cães e gatos para não morrer de fome”. 

Essa foi a terceira vez que o presidente da República usou a informação, desmentida pela Prefeitura de Araraquara em janeiro de 2022, para atacar adversários políticos e justificar ações do Governo Federal durante o enfrentamento da crise da pandemia no Brasil. Desta vez, Bolsonaro usou a situação como exemplo do que chamou de “protótipos de ditadores”. 

“Vocês conheceram protótipos de ditadores no Brasil, não só muitos governadores, bem como muitos prefeitos, como por exemplo, ali de Araraquara onde se consumiu cães e gatos para não morrer de fome, o prefeito lá tem um nome e é do PT, por coincidência, deu para conhecer isso aí. Vocês conheceram também ditadura de outras formas, como censura em redes sociais, quem são os censores? escolhido por qual critério? Estão a serviço de quem? Querem prejudicar a quem?”, disse o presidente. 

- Publicidade -

“Imaginem se tivesse o cara do PT no meu lugar, vocês não estariam aqui. Talvez não tivessem mais cães e gatos no Brasil, a exemplo da Venezuela. Ainda tem gente que acha que esse tipo de governo pode voltar para cá. Quando um deputado estadual fala: “vem para cá que as mulheres aqui são fáceis porque são pobres”, esse parlamentar podia ir para Pacaraima, não é governador Denarium? Ver como chegam as mulheres fugindo a pé da Venezuela, regime defendido por uns que ocuparam o poder por 14 anos aqui no Brasil”, completou. 

Através de uma rede social, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores considerou a nova citação como “desrespeito total com a nossa cidade”. “Tal fato nunca ocorreu, foi inventado por partidos de oposição. O combate à fome é um dos pilares do combate à pandemia em Araraquara”, disse a publicação.  

 

Ao acidade on, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), lamentou a fala do presidente da República e lembrou que essa não foi a primeira vez que a cidade foi alvo de ataques. Ele afirmou ainda que “Araraquara tem um sólido programa de segurança alimentar”. 

“Infelizmente, o presidente da República mente e ao mentir ofende um povo inteiro. É de se lastimar e entristecer. Não é a primeira vez que o presidente da República ataca a cidade de Araraquara com mentiras”, disse. 

“Todos sabem, a imprensa, instituições, organismos do Estado brasileiro, que Araraquara tem um sólido e reconhecido programa de segurança alimentar que cuida da nossa população vulnerável durante todo o ano e todos os anos”, completou.  

Edinho Silva disse ainda que durante a pandemia da covid-19, a Prefeitura e entidades assistenciais cuidaram da população em situação de vulnerabilidade social e citou a distribuição de “toneladas de alimentos aos que mais precisavam”. 

“Aqui em Araraquara ninguém precisou comer animais domésticos. Já pedimos em outras oportunidades que o presidente da República desse o nome e endereço dessas pessoas que ele repete nessas lives que comeram gatos e cachorros”, apontou. 

“Já pedimos e sabe o que aconteceu? Ele nunca apresentou os nomes e endereços porque é mentira. Essas pessoas não existem e nós queremos que ele apresente e nunca fez”, concluiu afirmando que vai interpelar o presidente do Supremo Tribunal Federal.

INFORMAÇÃO FALSA
A informação falsa circula nas redes sociais desde o ano passado, quando Araraquara editou dois decretos prevendo períodos de lockdown para restringir a circulação e moradores e fechar setores econômicos visando conter casos, mortes e internações por covid-19. 

A administração municipal conseguiu conter o avanço da doença nas duas oportunidades: em fevereiro e junho. O presidente da República também foi contra essas medidas na época e chegou a criticar o prefeito de Araraquara por adotá-las.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -