Em especial sobre o Dia Internacional da Mulher publicado pela TV Câmara, a vereadora Filipa Brunelli (PT) falou sobre os desafios e perspectivas para as mulheres de Araraquara.
A parlamentar é a primeira transexual a assumir a função de vereadora na Morada do Sol. Ela ressaltou a importância da luta das mulheres e considerou haver “grande luta pela frente”.
“Sempre que falamos de mulheridade é importante frisarmos o contexto histórico e geracional, é importante nos lembrarmos a luta das mulheres que antecederam, por exemplo, as que vieram antes de mim e da minha. Mulheres travestis e transexuais lutaram por toda a sua vivência para terem seus lugares alcançados na sociedade. Infelizmente, muitas delas, quase em sua totalidade não conseguiram alcançar esses lugares”, introduziu.
“Mas a luta delas não foi em vão visto que a minha geração de travesti e transexuais passa a ocupar alguns espaços sociais de extrema importância, por exemplo, eu. Uma travesti hoje ocupa um lugar no parlamento municipal, ou tantas outras ocupam espaço em universidades, cargos de gestão, etc”, completou.
Filipa disse haver avanços sociais, mas considerou ter um longo caminho para ser percorrido. “Não estou falando que a problemática social está resolvida, o machismo não existe, e acabou o patriarcado, longe disso, temos uma grande luta pela frente, mas temos uma responsabilidade que é ancestral, de continuar a luta das mulheres que nos antecederam para que uma próxima geração desfrute com muito mais prazer e vigor os espaços institucionais, os espaços na sociedade em geral”, finalizou.