A Fundação para o Remédio Popular (FURP) de Américo Brasiliense terá papel estratégico na produção de remédios, defendeu o atual governador de São Paulo e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), em sabatina realizada pelo portal acidade on, no início da tarde desta quinta-feira (22), na sede da EPTV em Campinas.
O candidato foi questionado pelo acidade on Araraquara sobre a morosidade de obras públicas no Estado e o futuro da fábrica de medicamentos.
Segundo Rodrigo Garcia, a pandemia da covid-19 mostrou que alguns insumos utilizados na produção de medicamentos estão concentrados na China e na Índia, tornando o mundo dependente destes dois países.
“Queremos ter insumos produzidos aqui no Brasil, remédios estratégicos produzidos aqui em São Paulo para que o governo não fique refém destes grandes laboratórios. Então, a Furp de Américo Brasiliense, agora, sob o comando do médico David Uip terá papel estratégico”, defendeu.
VEJA TAMBÉM
Haddad promete Hospital Dia para cada região com 400 mil paulistas
Veja resultado de nova pesquisa Ipec ao governo de São Paulo
O atual governador afirmou que a fábrica está associada à secretaria de Ciência e Tecnologia em Saúde e que, junto ao Instituto Butantã, irá desenvolver não apenas vacinas, mas remédios estratégicos para o Estado.
“A FURP continuará, seja em Américo Brasiliense ou em sua unidade em Guarulhos, sob o guarda-chuva de uma secretaria que está procurando antever o futuro da saúde”, garantiu.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA DE RODRIGO GARCIA:
Outro ponto questionado foi o atraso na entrega de obras públicas, como a Ponte dos Machados, em Araraquara.
Rodrigo Garcia minimizou o assunto. O candidato citou 8 mil obras em andamento atualmente, como a ponte a mencionada, o contorno da Rodovia Washington Luis (SP-310) em Araraquara, estradas, vicinais e duplicações.
“Ao ter esse volume de obras, existem problemas contratuais: empresa que às vezes não é uma boa empresa, mas que ganha licitação, e precisa ir até o Judiciário para cancelar uma obra, contrato. Mas o Judiciário demora muitas vezes”, argumentou.
“A gente tem atuado diariamente para não ter obra parada e cumprir o cronograma”, finalizou.
AGENDA
A entrevista com o tucano foi a segunda realizada pelo acidade on com os três candidatos ao governo do Estado de São Paulo que apresentaram o percentual acima de 6% em intenção de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada no início de setembro.
As entrevistas são realizadas no estúdio do acidade on, na EPTV Campinas, com transmissão pelo Youtube e Facebook do portal acidade on. A mediação é do jornalista Leandro Las Casas.
Na quarta-feira (22), foi entrevistado o candidato Fernando Haddad (PT). Tarcísio de Freitas, do Republicanos, encerra as sabatinas nesta sexta-feira (23).