- Publicidade -
PolíticaFusão do Patriota com o PTB abre caminho para vereadores trocarem de partido em Araraquara

Fusão do Patriota com o PTB abre caminho para vereadores trocarem de partido em Araraquara

Carlão do Joia, Marcos Garrido e Marchese da Rádio aguardam detalhes burocráticos para concretizar filiação ao PSD

- Publicidade -

A fusão do Patriota com o PTB e a consequente criação do PRD (Partido Renovação Democrática) abriu caminho para que três vereadores de Araraquara troquem de partido e desembarquem no PSD de Gilberto Kassab. Carlão do Joia, Marcos Garrido e Marchese da Rádio decidiram pela mudança e aguardam detalhes burocráticos para concretizá-la.

O trio aguarda uma audiência com o presidente estadual da legenda para comunicar a saída. Inicialmente, Garrido deve concretizar sua desfiliação na janela partidária aberta com a fusão – até dia 9 de dezembro. Já Carlão e Marchese ainda não definiram se saem agora, ou na janela partidária eleitoral, prevista para ocorrer até seis meses antes das eleições de 2024.

- Publicidade -

A leitura feita pelo grupo é de que a ideologia partidária se distanciou daquilo que acreditam. “O Patriota era um partido de centro, com boas ligações com a esquerda e direita. Por fim, ele ficou com uma ideologia muito extremista e isso foi desgastando. Agora houve essa coligação com o Roberto Jeferson, que é considerado de extrema direita”, analisou Marcos Garrido.

Marchese da Rádio vem articulando filiação com o líder do PSD Gilberto Kassab (Foto: Divulgação)

Nas eleições de 2022, PTB e Patriota não alcançaram a cláusula de desempenho nas urnas. Diante da situação, deram entrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para a fusão e criação de um novo partido, o PRD, que atuará nas eleições com numeração de legenda 25.

Atualmente, a direção municipal provisória do PSD é presidida por Everton Marchese. Na visão de Garrido, a troca partidária não deve modificar os posicionamentos do trio na Casa de Leis, pois seguem como oposição, mas construindo projetos que entendam ser positivos.

“Mantemos independência para construir projetos com o governo e como não é um partido extremista, temos muito mais condições de trazer coisas boas para a cidade”, afirmou.

Marcos Garrido, vereador de Araraquara

A migração dos vereadores deverá devolver o protagonismo ao PSD em Araraquara. A última vez que o partido esteve representado na Casa de Leis foi na 16ª legislatura, entre 2013 e 2016, quando Ricardo Caparelli assumiu uma vaga após licença de tenente Santana (MDB).

Com a concretização das filiações, o PSD passará a contar com a segunda maior bancada da Câmara de Araraquara – com três parlamentares -, atrás apenas do PT (Partido dos Trabalhadores), que na atual legislatura possui quatro vereadores exercendo mandatos.

- Publicidade -
Direção provisória municipal do PSD é presidida por Everton Marchese, irmão do vereador (Foto: Divulgação)

LAPENA TAMBÉM DEIXOU O PATRIOTA

Quem também deixou o novo partido oriundo da fusão entre Patriota e PTB foi o médico e ex-vereador Luís Claudio Lapena Barreto. Mas, diferente dos vereadores, o destino escolhido por Lapena foi o PL de Jair Bolsonaro. O ato para formalizar a filiação ocorreu no último sábado (25).

FIQUE ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara e região? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -