Matéria atualizada às 18h15
O candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), prometeu a instalação de um Hospital Dia para cada região com mais de 400 mil paulistas. O compromisso foi feito em sabatina realizada pelo portal acidade on, na manhã desta quarta-feira (21), na sede da EPTV em Campinas.
*Atenção: o vídeo está sem áudio a partir de 4:05 e é retomado no minuto 6, não deixando a resposta do candidato audível.
Com isso, o problema foi corrigido ao final da entrevista. No minuto 12:52, o apresentador refaz a pergunta que foi prejudicada e o candidato tem a resposta garantida.
O petista respondeu ao questionamento do acidade on Araraquara sobre a fila de 7,5 mil pessoas que aguardam por cirurgias e especialidades na região.
É um hospital onde são feitos exames, consultas e cirurgias, que não dependem de internação. Porque o que é caro em um hospital é o que a gente chama de hotelaria, é a internação. Quando a cirurgia é feita em ambulatório, a recuperação é em casa. Com isso, reduz o risco de infecção hospitalar e os custos do procedimento”, afirmou.
Ao ser confrontado sobre o fato de não ter conseguido viabilizar a construção de hospitais na Capital Paulista, no período em que foi prefeito (2013-2016), Fernando Haddad rebateu e disse que entregou 35 unidades – três a mais que o prometido.
VEJA TAMBÉM
Eleições: acidade on inicia entrevistas com candidatos ao governo do Estado
Veja resultado de nova pesquisa Ipec ao governo de São Paulo
“Temos totais condições de entregar os 70 hospitais”, garantiu. “Lembrando que o orçamento do Estado é quatro vezes maior que o da Capital. Portanto, uma meta de duas vezes o que foi feito em São Paulo em quatro anos é perfeitamente atingível”, completou.
Para Fernando Haddad, os novos Hospitais Dias darão suporte aos hospitais gerais e regionais, e as Santas Casas. A princípio, a ideia é a criação de unidades móveis até que os físicos sejam construídos.
“O Hospital Dia custa, equipado, em torno de R$ 25 milhões, ou seja, cada dez Hospitais Dias equivale a um hospital geral, regional. Só que ele tem uma vantagem: além de um custo muito baixo, acelera o atendimento da fila do SUS porque estará capilarizado pelo Estado”, justificou.
Segundo o petista, a criação de Hospitais Dias é uma realidade na Europa e nos Estados Unidos para reduzir filas e diminuir custos.
“A fila que temos no nosso SUS [Sistema Único de Saúde] é de 1,2 milhão de procedimentos, em virtude do represamento da pandemia e da falta de providência do governador para atuar no SUS”, afirmou em crítica as gestões do ex-governador João Dória e do atual governador e candidato à reeleição Rodrigo Garcia, ambos do PSDB.
AGENDA
A entrevista com o petista foi a primeira realizada pelo acidade on com os três candidatos ao governo do Estado de São Paulo que apresentaram o percentual acima de 6% em intenção de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada no início de setembro.
As entrevistas são realizadas no estúdio do acidade on, na EPTV Campinas, com transmissão pelo Youtube e Facebook do portal acidade on. A mediação é do jornalista Leandro Las Casas.
Nesta quinta-feira (22), será entrevistado o candidato tucano Rodrigo Garcia. Tarcísio de Freitas, do Republicanos, encerra as sabatinas na sexta-feira (23).