Em uma publicação nas redes sociais, nesta sexta-feira (3), a primeira-dama da República, Janja da Silva, agradeceu o empenho do prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), e da população em contribuir com doações para as mulheres vitimas da tragédia que atingiu o litoral Norte de São Paulo.
LEIA TAMBÉM
Ônibus perde o freio e motociclista fica gravemente ferido em acidente em Araraquara
Araraquara se despede do sambista Bogé, ícone do Carnaval da cidade
A cidade enviou na última quinta-feira (2) um caminhão carregado com 2,3 toneladas de alimentos e outros itens de extrema necessidade para as famílias do litoral Norte. Edinho Silva acompanhou a saída dos mantimentos e mencionou ter sido ‘convocado’ pela primeira-dama.
“Araraquara sofreu com as enchentes no final do ano passado e no início deste ano. Sabemos exatamente o que é uma cidade enfrentar uma tragédia. É claro que nem se compara ao que São Sebastião está enfrentando, mas chamamos uma mobilização para que Araraquara ajudasse. E nossa primeira-dama [da Presidência da República], Janja, fez um telefonema para podermos ajudar também as mulheres”, disse o prefeito.
O caminhão transportou para o litoral 2.330 kg de alimentos, 472 litros de leite, 3.967 litros de água, 4.178 itens de higiene, limpeza e farmácia, 11.000 absorventes íntimos, 108 fraldas infantis, 10.072 peças de vestuário e calçados, 1.363 roupas de cama, mesa, banho e travesseiros, 1 caixa de 50 kg de roupas íntimas e 220 kg de ração animal.
Nas redes sociais, a primeira-dama da presidência da República elogiou a solidariedade da população e agradeceu as doações feitas pelos araraquarenses. “Passo aqui para agradecer do fundo do meu coração ao prefeito Edinho, à população de Araraquara e às empresas que prontamente responderam a nossa solicitação, principalmente às mulheres”, disse Janja.
A primeira-dama reforçou que em momentos de tragédia, como o ocorrido no litoral Norte, quem mais sofre com os efeitos são as mulheres, que perdem roupas íntimas, remédios e até mesmo itens básicos de higiene pessoal e absorventes.
“Fizemos uma grande mobilização com a população de Araraquara, que atendeu ao nosso pedido. Agradeço, do fundo do meu coração, um forte abraço à população de Araraquara. Gratidão. Solidariedade é a palavra. Um beijo às mulheres de São Sebastião”, finalizou.
PARA RELEMBRAR
Durante o fim de semana do Carnaval, cidades do litoral Norte paulista chegaram a registrar mais de 600 milímetros de chuvas em 24 horas, como os casos de São Sebastião (626 mm) e Bertioga (682 mm), segundo o Cemaden (Centro de Previsão de Monitoramento de Desastres).
Até o momento, foram confirmadas 65 mortes na tragédia, sendo 64 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Também existem milhares de pessoas desabrigadas ou desalojadas, segundo informado pela Defesa Civil do estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM