Nos primeiros dias de campanha para as eleições de 2024, o aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, recebeu 16 denúncias em cidades da região de Araraquara. Foram seis registros em Américo Brasiliense e 10 denúncias em Rincão.
A campanha eleitoral começou na última sexta-feira (16), e a maior parte das denúncias apresentadas à Justiça Eleitoral é de propaganda irregular envolvendo candidatas e candidatos ao cargo de vereador. Em todo o país, foram registradas mais de duas mil denúncias.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (Google Play e App Store). A ferramenta permite que o eleitor denuncie propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada.
É importante ressaltar que o aplicativo recebe apenas denúncias de propaganda eleitoral irregular. Dentro do app, há um botão para direcionar a pessoa ao Siade (Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral), quando a queixa envolver desinformação, e ao Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crimes eleitorais e ilícitos.