- Participe do nosso WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Telegram (Clique aqui)
Uma lei aprovada pela Câmara de Matão, cidade localizada a 34 quilômetros de Araraquara, obriga a execução do hino nacional e municipal nas escolas administradas pela Prefeitura às segundas-feiras, no início das atividades escolares, juntamente com o hasteamento da bandeira. A iniciativa foi aprovada na última segunda-feira (14).
A nova legislação determina que o objetivo é dar visibilidade tanto ao hino nacional brasileiro quanto ao hino municipal (“Valsa Saudades de Matão”) para estudantes do ensino fundamental e médio, bem como promover a compreensão do significado dos símbolos nacionais e municipais.
LEIA TAMBÉM
Complexo da Arena Fonte Luminosa é concedido à iniciativa privada por 35 anos
Concessão do complexo da Arena não deve afetar jogos da Ferroviária e do Sesi
Assinada pelo vereador Paulo Bernardi (MDB), a medida segue para a sanção do prefeito Cido Ferrari (PT) e tem um prazo de 60 dias após o início de sua vigência para ser regulamentada pelo Poder Executivo e implementada pela Secretaria Municipal de Educação.
“A iniciativa é inspirada na minha infância e adolescência, quando era estudante do ensino fundamental e médio. Toda sexta-feira tínhamos o hábito de cantar o hino nacional, hastear as bandeiras do Brasil, do município e do estado de São Paulo, além de cantar o hino da cidade de Matão, que é a ‘Valsa Saudades de Matão’. Com o tempo, não sei se essa prática se perdeu ou não, mas quis criar essa regra para que o hino fosse obrigatório e perpetuado na memória das crianças como uma noção de civismo e patriotismo”, explicou o autor da lei.
Na avaliação de Paulo Bernardi, a execução do hino também pode servir para destacar a “sensação de honra à Pátria”. “Espero que a Secretaria de Educação faça com que essa norma chegue aos diretores das escolas depois que o prefeito sancionar a lei. Ainda está em processo de sanção, mas uma vez que o prefeito a sancione, ela deverá entrar em vigor, e todas as semanas as escolas públicas municipais de Matão deverão ter esse momento de cantar os hinos”, concluiu.
LEIA MAIS