O ex-prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (MDB) assume a presidência da Associação Paulista de Municípios (APM) no lugar do então presidente e ex-prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni. A posse acontece, nesta quinta-feira (02), na capital paulista.
Guidone foi nomeado como secretário executivo na secretaria de Desenvolvimento Regional, no Governo de São Paulo, há poucas semanas, e deixou a presidência da APM, dando lugar à Barbieri, que vinha cumprindo a função de vice-presidente desde 2021.
Em entrevista à CBN Araraquara, Barbieri explicou que estando à frente da APM pretende pautar a modernização e agilidade das tarefas da gestão pública.
“O grande objetivo que tenho em mente é trazer a modernização da gestão pública no Estado de São Paulo. Estamos vivendo o momento do metaverso, temos alguns exemplos no mundo que se aplica na gestão pública, da pessoa precisar se deslocar a um órgão público, entra no metaverso, faz o trabalho que precisa fazer, tira o documento que precisa retirar, resolve situações e isso cria uma facilidade enorme para o cidadão em agilidade”, disse.
“Como a internet vem ajudando muito, mas penso que esse outro passo precisa ser muito mais significativo, não vai ser imediato, evidente, temos que nos preparar para essa mudança de paradigma, de agilidade dos serviços à população. Isso também serve para telemedicina, para a educação à distância que vivemos na pandemia e vimos o quanto tínhamos que avançar na condição de fazer o ensino à distância, então eu penso que grandes desafios estão colocados para as gestões municipais são esses processos de inovação e modernização da gestão pública”, completou.
Barbieri é um dos nomes cotados para possível candidatura a deputado estadual nas eleições de 2022. Sua pré-candidatura seria apoiada pelo diretório do MDB de Araraquara e do atual deputado federal Baleia Rossi, que concorre à reeleição à Câmara Federal.
Questionado pela reportagem se a nova função o retiraria da disputa eleitoral de outubro, Barbieri disse seguir à disposição do partido, mas que seu foco agora é a atuação como presidente da Associação Paulista de Municípios.
“No momento não estou trabalhando nessa hipótese, até porque é uma questão que não depende apenas da minha pessoa. Temos uma condição política local, regional e estadual em que estou inserido, estou muito próximo do presidente estadual e nacional do partido, Baleia Rossi, deputado federal e tenho procurado conversar muito com ele, o diretório nosso para ver onde posso ajudar mais a melhorar as coisas para as pessoas e fortalecer o MDB, que atuo desde 1976”, afirmou.
“Tenho também uma longa história no mesmo partido, nunca mudei de partido, estou à disposição, claro, mas no momento não é isso que está pautando minha atividade. Estou focado agora em assumir a presidência da Associação Paulista dos Municípios”, concluiu.
O novo presidente da APM cumpre agenda em Belo Horizonte, onde acompanha a posse do novo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Marcos Vinicius da Silva Bizarro.