A deputada estadual Márcia Lia (PT), nesta sexta-feira (14), pediu diálogo ao correligionário e prefeito de Araraquara, Edinho Silva, com os trabalhadores da Educação municipal.
Em greve sanitária há 29 dias, o grupo representado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) reivindica segurança no retorno presencial das aulas e vacinação dos profissionais.
Durante participação em live do sindicato, nesta manhã, a parlamentar voltou a se posicionar contra o retorno presencial das aulas por considerar que não há segurança.
Segundo Márcia Lia, a avaliação da bancada do PT na Assembleia Legislativa e também na Executiva Estadual da legenda é de que o retorno às aulas é “prematuro”.
A deputada também aproveitou sua participação para pedir diálogo do prefeito com os trabalhadores que tiveram os salários descontados devido à greve sanitária.
“Acho muito ruim não ter diálogo, não ter conversa, temos que buscar e pedir a mediação. Vocês [servidores] já entraram na Justiça pedindo o julgamento da greve. O que precisamos é que a Justiça se manifeste, pois as pessoas não podem ficar inseguras pela pandemia e ainda sem recurso para dar alimento para os seus filhos. Não podemos permitir que essa situação aconteça”, defende.
Em outro momento de seu posicionamento, Márcia ressaltou a importância do diálogo e até elogiou as ações do governo municipal no enfrentamento à pandemia.
Segundo ela, o prefeito Edinho Silva tem acertado na condução das ações, porém, é preciso “ser eficiente também na questão do retorno às aulas”.
“Conversa é fundamental, extremamente salutar, vai resolver questões e acho que será uma atitude de grandeza do prefeito abrir diálogo com o sindicato. “Até porque o sindicato, o PT e todos nós, não temos feito enfrentamento com o Edinho, muito ao contrário, tenho o maior orgulho de dizer que foi o prefeito que tomou atitudes corretas durante o período da pandemia”, afirma.
“Sabemos que sem dinheiro, com dificuldade financeira, porque o Governo Federal não está ajudando, queremos parabenizar o prefeito por tudo o que ele fez, pois foi eficiente. Agora ele tem que ser eficiente também na questão do retorno às aulas, dizer para a sociedade que está preocupado com nossos professores e nossas crianças. A melhor forma de materializar isso é dialogando com os servidores”, completa.
Este é o segundo posicionamento público contrário de Márcia Lia ao retorno presencial das aulas em Araraquara. Na Assembleia, a deputada é co-autora de projeto de Lei sobre o retorno seguro no Estado.