A ministra da Saúde, Nísia Trindade, adiou a visita que faria a Araraquara nesta segunda-feira (20) para assinar a ordem de serviço para a reforma das três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e lançar um programa de saúde bucal nas escolas. A visita ainda não tem nova data marcada.
A pasta dirigida por Nísia recentemente liberou um pacote de R$ 24,5 milhões para reformas e ampliações de 20 espaços públicos de Saúde. Além das UPAs, a Prefeitura de Araraquara pretende investir na reforma de 15 unidades básicas, além da construção das sedes próprias do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) e do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). Com a parte burocrática vencida, a administração já iniciou as obras.
QUEM É NÍSIA TRINDADE?
Nísia Trindade Lima é a primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde do Brasil. A ministra também foi a primeira mulher a presidir a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), instituição histórica de ciência e tecnologia e referência internacional, entre 2017 e 2022. Nísia é doutora em Sociologia (1997), mestre em Ciência Política (1989) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj – atual Iesp), e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, 1980).