Em especial sobre o Dia Internacional da Mulher publicado pela TV Câmara, a vereadora Thainara Faria (PT) falou sobre os desafios e perspectivas para a luta das mulheres na cidade.
Primeira mulher preta eleita como vereadora em Araraquara, Thainara também foi a mais votada nas últimas eleições, em 2020, ao obter 1.838 votos nas urnas.
A parlamentar avaliou que a ausência de direitos no passado penalizou as mulheres, que ainda lutam por igualdade de salários e contra a violência doméstica.
“Para a minha mãe era muito difícil ser mulher. Uma mulher de 50 anos, mas mesmo assim, na época dela, quando tinha a minha idade os direitos não estavam ainda conquistados como agora também não está. Por isso, foi mais difícil para ela estudar, trabalhar e tem sido muito mais difícil inclusive para ela hoje em dia, pois não passou por todo o período que eu passei de educação, formação e oportunidades que hoje tenho”, disse.
“Para mim, ainda continuo na luta. Nós, mulheres não conquistamos todos os lugares que devemos ocupar na sociedade, pois vivemos muito tempo em um sistema capitalista, machista e patriarcal, por isso a gente ainda luta por igualdade de salários e contra a violência doméstica, sendo algo que subiu muito nesse período de pandemia. Eu espero, não só espero, mas luto diariamente e trabalho para que as próximas mulheres, da próxima geração possam ter seus direitos garantidos e não seja tão difícil para elas viver em um ambiente de trabalho, escola, com tanto assédio, violência, por isso, nós trabalhamos diariamente”, completou.