- Publicidade -
PolíticaNovo aplicativo de moto-entrega começa a funcionar em junho em Araraquara

Novo aplicativo de moto-entrega começa a funcionar em junho em Araraquara

Plataforma foi apresentada nesta sexta-feira (17) em ato público com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego

- Publicidade -

O novo aplicativo de moto-entrega, lançado nesta sexta-feira (17) em ato público com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, deve começar a funcionar em junho em Araraquara. A plataforma, administrada pela cooperativa Morada Express – atualmente com 13 cooperados –, oferecerá serviços de frete e entrega.

A implantação do aplicativo foi contemplada em março pelo “Plano de Apoio ao Cooperativismo e de Fomento à Economia Solidária” com a quantia de R$ 80 mil na categoria “Inovação Tecnológica, Tecnologia Social e Inovação em Gestão nas Cooperativas”.

- Publicidade -

“Precisamos agora do apoio da sociedade local para usar o aplicativo, pois, ao usar, contribui para o desenvolvimento econômico e social, preservando e valorizando esses trabalhadores que deixam suas casas”, disse Romulo Silva, presidente da Morada Express.

Romulo Silva, presidente da Morada Express

O aplicativo da Morada Express oferecerá serviços como coleta, transporte e entrega de bens, produtos, pacotes e documentos. A iniciativa funcionará no formato de marketplace, onde os estabelecimentos comerciais expõem seus produtos para serem comprados pelos clientes e as entregas realizadas pelos motoentregadores cooperados.

Romulo é presidente da Morada Expres e ressaltou a importância da adesão da população ao app (Foto: Gabriela Martins)

A implantação do aplicativo tem duas fases. A primeira ocorreu nesta sexta-feira, com o lançamento da plataforma, iniciando a busca ativa de estabelecimentos parceiros para o marketplace do app e a adesão de novos cooperados. A segunda fase está marcada para o dia 10 de junho, quando começará a operação do aplicativo para a população.

“Geramos novas condições de trabalho por meio do cooperativismo, e dessa forma transformamos aquela utopia da classe trabalhadora em um projeto viável. Estamos aqui com a expectativa de levar esse modelo de Araraquara para todo o Brasil, para que a economia solidária seja um modelo de geração de trabalho e renda, humanizando as relações de trabalho”, disse Camila Capacle, coordenadora de Economia Solidária na Prefeitura.

Camila Capacle, coordenadora de Economia Solidária na Prefeitura

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), também defendeu o modelo de cooperativismo e ressaltou que a administração municipal vem incentivando a criação de novas associações, como Mãos que Cria, Mulheres do Monte Alegre e Mulheres Camponesas do Bela Vista.

“Com as profundas mudanças no trabalho, como internet, informática, mecanização, robótica e inteligência artificial, quero dizer que as cooperativas serão a única forma de abraçar os trabalhadores que são expulsos do mercado de trabalho”, introduziu.

Edinho Silva, prefeito de Araraquara

“Há dez anos, a profissão de motoentregador não existia, e hoje é a maior categoria do País. Não tem sindicato, nem representação organizada, e acredito que a cooperativa é a forma mais eficaz de organizar as novas profissões que estão surgindo”.

Ministro Luiz Marinho participou do lançamento do aplicativo e cumpriu agendas em Araraquara (Foto: Gabriela Martins)

Durante sua fala, o ministro Luiz Marinho abordou as mudanças nas relações de trabalho e destacou que o Governo Federal está empenhado em criar um fundo para incentivar a qualificação e valorização da economia solidária, usando recursos oriundos das multas aplicadas pelo MPT (Ministério Público do Trabalho).

- Publicidade -

“A busca do grande capital que injeta dinheiro é um processo de degradação da mão de obra, e a melhor vacina é a economia solidária. Mas é difícil, pois não temos todo um sistema que protege. O governo tem muitas limitações, pois precisamos do Congresso, e todo debate sobre trabalho está alinhado ao grande capital”, concluiu o ministro.

Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego

A cooperativa Morada Express foi criada em Araraquara para proporcionar o exercício profissional dos motoentregadores com dignidade e propõe uma alternativa ao modelo das grandes plataformas digitais. Atualmente, conta com 13 cooperados ativos e sua sede está localizada no Terminal Rodoviário, em espaço cedido pela secretaria de Trânsito.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -