- Publicidade -
PolíticaON Explica: vídeo em que Lula é vaiado em visita a Gavião Peixoto é falso

ON Explica: vídeo em que Lula é vaiado em visita a Gavião Peixoto é falso

Montagem compartilhada em redes sociais bolsonaristas utilizou imagens da TV Brasil, mas com áudio adulterado

- Publicidade -

O vídeo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece vaiado durante sua visita à Embraer, em Gavião Peixoto, na última terça-feira (9), é falso. A montagem foi compartilhada em massa em redes sociais bolsonaristas.

A publicação utiliza as imagens da TV Brasil, onde o presidente aparece ao lado de militares da FAB (Força Aérea Brasileira) e posa para fotos em frente ao caça F-39 Gripen que será produzido pela empresa, mas com áudio adulterado.

- Publicidade -

Na montagem é possível ouvir buzinas e gritos como: “Fora, Lula” e “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão.”

VEJA TAMBÉM

Com Lula, Embraer dá início à produção de caças supersônicos em Gavião Peixoto

Silêncio de Lula e secretários barrados; veja bastidores da visita do presidente a Gavião

Vídeo também foi compartilhado no TikTok (Foto: Reprodução/ TikTok) 

Somente em um perfil no TikTok, a montagem soma mais de 256 mil visualizações, 25 mil curtidas e 3,8 mil comentários. O conteúdo também foi compartilhado pela mesma pessoa no Facebook e a publicação contava, até o início da tarde desta quarta-feira (10), com 197 compartilhamentos, 279 reações e 84 comentários. 

- Publicidade -

Porém, ao contrário do que induz a publicação, poucas pessoas tiveram acesso ao local, inclusive, autoridades credenciadas não conseguiram acompanhar a agenda devido às regras rígidas de segurança.

A gravação também mente ao afirmar que Lula havia acabado de chegar a Araraquara com forte esquema de segurança do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). Diferente do que aconteceu no dia 8 de janeiro, o presidente não esteve na cidade.

Procurado pelo acidade on, Henry Silva, que mantém os perfis que compartilharam o vídeo, admitiu a montagem e justificou que se tratou de um protesto on-line porque os manifestantes foram impedidos de se aproximar do local do evento. 

“A gente pegou a imagem do Facebook dele [presidente Lula], que ele transmitiu ao vivo e colocou atrás o nosso protesto contra a presença dele aqui em Araraquara, para mostrar que a presença dele não é bem-vinda na nossa cidade, que não admite um ladrão dentro da nossa cidade”, (sic) disse.

“A gente fez realmente o protesto, porém, infelizmente, não conseguimos fazer presencial porque a gente foi impedido de protestar. É um direito que está na Constituição, mas a gente foi impedido. Então, a gente fez on-line com as imagens do próprio Facebook dele, mostrando ele chegando a Araraquara e o povo protestando atrás contra a presença dele. Então, não é um vídeo falso, seria falso se a gente tivesse editado alguma coisa para falar algo que não aconteceu”, (sic) concluiu.

Henry Silva já havia feito uma transmissão ao vivo no mesmo dia na Avenida Padre Francisco Salles Colturato (Av.36) dizendo que Lula estaria no local para inaugurar a obra de reconstrução da via. Mas a agenda nunca foi oficializada.

ASSISTA AO VÍDEO SEM EDIÇÃO

LEIA MAIS 

PF combate tráfico internacional de drogas em quatro estados

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -