A partir deste ano, a Câmara de Araraquara irá contar com um painel eletrônico, por onde devem passar todas as proposições e outros atos produzidos pela Casa. O novo equipamento irá funcionar a partir desta terça-feira (19), durante a realização da primeira sessão ordinária de 2021.
Para o diretor executivo da Câmara, Valdemar Mouco Mendonça, a mudança deve otimizar os recursos humanos, já que antes, dois servidores ficavam responsáveis pelo serviço de digitalização e lançamento das informações no sistema.
“Agora, com o processo exclusivamente eletrônico, vamos direcionar toda nossa capacidade de trabalho para desempenhar funções que podem qualificar ainda mais o trabalho dos vereadores e da instituição como um todo. Além disso, tão logo o vereador protocola no sistema, já fica disponível para que o mundo todo consulte pelo site da Câmara”, explica.
Ainda de acordo com o diretor, no ano passado, foram protocoladas 5.113 proposituras, entre requerimentos e indicações.
Todos esses processos, que não podiam ser descartados ou precisavam ser armazenados por determinado período, eram mantidos em arquivos físicos que ocupam boa parte da estrutura do prédio da Câmara. Com o sistema e assinatura eletrônica, todo o documento será armazenado de maneira digital.
VOTO ELETRÔNICO
O painel também permitirá o controle eletrônico das sessões plenárias, o registro de presença, a inscrição da fala na tribuna e o voto de cada vereador, que passará a ser computado eletronicamente.