- Publicidade -
PolíticaPandemia, respiradores, eleições e diálogo com o agro: veja o que Edinho Silva disse à Globo News

Pandemia, respiradores, eleições e diálogo com o agro: veja o que Edinho Silva disse à Globo News

Entrevista do prefeito de Araraquara ao jornalista Roberto D’Ávila foi veiculada na noite do último domingo (9)

- Publicidade -

O prefeito de Araraquara Edinho Silva (PT) falou sobre os desafios do partido nas eleições municipais deste ano, as decisões que precisou tomar durante a pandemia da covid-19 e as explicações que está dando aos órgãos de fiscalização, durante entrevista ao jornalista Roberto D’Ávila, da Globo News, veiculada na noite da última terça-feira (9).

Cotado para assumir a presidência nacional da sigla, Edinho Silva reconheceu as dificuldades que o partido enfrentará nas eleições de outubro, mas projetou participação maior nas câmaras municipais.

- Publicidade -

“Penso em eleições difíceis para o PT, acredito no crescimento do PT, mas, principalmente, um crescimento na vereança – acho que vamos crescer nossas vagas nas câmaras municipais – e um crescimento nas prefeituras, principalmente, nos estados do nordeste, eu acredito muito. Mas do sudeste, centro-oeste, mesmo a região norte, o sul, são regiões em que o PT enfrentará muitas dificuldades“, afirmou.

Após quatro mandatos à frente da prefeitura de Araraquara, Edinho Silva citou durante a entrevista as políticas públicas desenvolvidas durante a sua gestão e reforçou que é preciso ter capacidade de diálogo e conversar “com todo mundo.”

“Ninguém governa uma cidade como Araraquara se não conversar com todo mundo, se não for amplo na capacidade de diálogo. E eu dialogo com o grande empresariado, com o empresariado da agroindústria, com o grande empresariado da cidade de uma forma geral, para que a gente possa construir ideias majoritárias que movam a cidade. Por isso, eu penso que a cidade vive um momento bem importante”, pontuou.

Neste contexto, ele disse ainda ter diálogo com o agronegócio e afirmou que os maiores empresários do setor são seus eleitores. “Eu posso aqui te dizer que os maiores empresários do agronegócio de Araraquara, inclusive, votam em mim, são meus eleitores”, afirmou.

Sobre o momento atual, o prefeito mencionou as recentes publicações que colocam Araraquara entre as cidades mais seguras e as melhores para se viver no país. “A cidade tem um colchão importante em políticas públicas, é uma cidade extremamente dinâmica. Mesmo nesses momentos difíceis, que a economia mundial passa, que a economia brasileira passa, é uma cidade que responde bem, porque tem âncoras econômicas importantes“, explicou.

- Publicidade -

PANDEMIA, CIÊNCIA E LOCKDOWN

Silva lembrou ainda das decisões que precisou adotar durante a pandemia da covid-19. Araraquara, inclusive, foi a primeira cidade do país a decretar lockdown, como forma de diminuir o contágio da doença. Segundo ele, a cidade seguiu a ciência, mesmo ciente das pressões políticas.

Eu fui buscar a ciência, e a ciência disse: ‘Olha, se não tem vacina, como você impede o colapso de leito?’ Você tem que impedir o crescimento da doença. ‘Como que você impede o crescimento da doença se você não tem vacina?’ É impedindo que o contaminado entre em contato com o saudável. Então, foi aí que decretei o lockdown, foi a primeira cidade do Brasil a fazer verdadeiramente o lockdown. Não é porque eu queria fazer lockdown.

Edinho Silva – prefeito de Araraquara

O prefeito disse ainda que, naquele momento, a escolha era entre salvar vidas ou não, e ter estrutura para atender as pessoas. Ele reconheceu ainda que está dando explicações aos órgãos de fiscalização por algumas das decisões que foram tomadas.

“Ministério Público, Tribunal de Contas. ‘Por que você não cotou com cinco empresas? Por que você não fez processo de compra baseado em tantos orçamentos?’ Como você, da noite para o dia, ia fazer processo de compra ligando para empresas para você cotar? Ah, não tem o anestésico para você intubar. Ah, em tal lugar estão vendendo anestésico e tem lá uma cota, se você chegar, você compra. Eu vou cotar? Eu vou fazer cotação de mercado? Então, foi um processo muito difícil, muito difícil. Ah, respirador. A tal empresa está vendendo respirador, está vindo uma carga da China, não sei o quê. Você vai e tenta comprar, porque ter respirador, não ter respirador significa, naquele momento, você ter condições de as pessoas respirarem, portanto, de lutarem pela vida ou não”, concluiu.

FIQUE ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -