- Publicidade -
PolíticaPara Frente Parlamentar Cristã da Câmara, decisão do TJ fere separação dos Poderes

Para Frente Parlamentar Cristã da Câmara, decisão do TJ fere separação dos Poderes

Decisão do Tribunal de Justiça considerou inconstitucional leitura da bíblia na Câmara de Araraquara

- Publicidade -

Para a Frente Parlamentar Cristã em defesa da Vida e da Família, a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que tornou inconstitucional a leitura da bíblia na Câmara de Araraquara, fere o princípio da separação dos poderes. A decisão é do dia 1º de novembro e foi publicada na última sexta-feira (9).

“O acordão prolatado vai de encontro à separação de poderes ao adentrar na esfera das atribuições e autonomia única e exclusiva da Câmara Municipal de Araraquara”, diz a Frente Parlamentar por meio de nota.

- Publicidade -

A decisão do TJ considerou inconstitucional o artigo 148 do regimento interno da Câmara, que tratava da disponibilização de um exemplar da Bíblia em plenário, leitura de versículos no início das sessões e os dizeres “sob a proteção de Deus” antes do início ou fim dos encontros.

Para os desembargadores, o artigo em questão “choca com o preceito constitucional da laicidade estatal, ofendendo a pluralidade de crenças ao estabelecer preferência por determinada religião.”

Para os vereadores Lucas Grecco (PSL), João Clemente (PSDB), Hugo Adorno (Republicanos) e Edson Hel (Cidadania), que assinam a nota, o “fato de estarmos em um estado laico não significa censura de religião, mas sim o direito de cada cidadão proferir a sua fé, seja ela qual for.”

A medida foi cumprida já no encontro desta terça-feira (14) e causou debate entre os vereadores durante o período de Pequeno Expediente. Antes, o presidente da Casa de Leis, Paulo Landim (PT), distribuiu aos colegas uma cópia do acórdão da decisão.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -