O PCO (Partido da Causa Operária) definiu o nome do bancário Tiago Pires, de 39 anos, como pré-candidato à Prefeitura de Araraquara. Além de Pires, a convenção municipal virtual realizada no último domingo (4) confirmou a coletora de recicláveis Lenilza Pontes como pré-candidata a vice.
O bancário pode disputar a preferência dos eleitores da Morada do Sol pela segunda vez, visto que em 2020, pelo mesmo partido, recebeu 113 votos. Pires também disputou a eleição de 2022 e obteve 307 votos para o cargo de deputado federal.
Além de confirmar os nomes para a disputa majoritária em Araraquara, a convenção decidiu lançar duas pré-candidaturas para as vagas na Câmara Municipal: a faxineira Rosangela Pires e o professor da rede municipal Renato Cabrini.
Com a confirmação da candidatura pelo PCO à Prefeitura, cinco nomes estão oficialmente na disputa do pleito de 6 de outubro: Dr. Lapena (PL), Eliana Honain (PT), Marcos Garrido (PSD), Pedro Tedde (Novo) e Tiago Pires (PCO).
REGISTROS DE CANDIDATURAS
Com o fim do prazo para a realização das convenções municipais – encerrou na última segunda-feira (5) -, os partidos políticos têm até o próximo dia 15 de agosto para solicitar à Justiça Eleitoral o registro das candidaturas, e a campanha eleitoral tem início no dia seguinte, em 16 de agosto.
Após o registro, a Justiça Eleitoral designa um relator para analisar o pedido, e os dados são encaminhados à Receita Federal para a emissão do CNPJ, necessário para a arrecadação de recursos e a realização das despesas durante a campanha eleitoral, que está prevista para começar em 16 de agosto.
A Justiça Eleitoral tem até 20 dias antes das eleições (16 de setembro) para julgar todos os pedidos de registro de candidatura aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador — inclusive os impugnados e seus respectivos recursos — e publicar as decisões. Apenas Pedro Tedde (Novo) e Dr. Lapena (PL) registraram suas candidaturas até o fechamento desta reportagem.