- Publicidade -
PolíticaPL obriga estabelecimentos de Araraquara a disponibilizar cardápio físico

PL obriga estabelecimentos de Araraquara a disponibilizar cardápio físico

Projeto de lei apresentado na Câmara pretende garantir ao menos um exemplar em estabelecimentos comerciais da cidade

- Publicidade -

Vereadores de Araraquara discutem nesta terça-feira (17), a partir das 15h, projeto de lei que pretende obrigar que bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, pastelarias, casas noturnas e estabelecimentos similares disponibilizem cardápio impresso para seus clientes.

Assinada pelo vereador Guilherme Bianco (PC do B), a iniciativa permite que sejam utilizados cardápios digitais com QR Code, ou outro meio digital, porém, ressalta a obrigação de disponibilizar preços dos produtos em cardápio impresso caso o cliente tenha preferência.

- Publicidade -

“Temos visto um crescimento por parte de bares e restaurantes que adotaram o cardápio apenas pelo QR Code, somente a versão virtual e não mais o uso do cardápio físico tal qual todo mundo estava acostumado. O que acontece é que para ter acesso ao virtual, hoje precisa ter um celular com tecnologia que consiga ler o QR Code, que tenha bateria e internet. Se não tiver qualquer uma dessas opções você não tem acesso e isso acaba te excluindo do processo de consumo, o que tem gerado constrangimento”, introduziu o vereador.

Guilherme Bianco, vereador, PC do B

“Também podemos falar das pessoas que não tem letramento digital necessário para fazer uso dessa tecnologia, como, por exemplo, uma pessoa idosa que não possua familiaridade com ela. Ela chega ao estabelecimento e como fará o pedido? Essa lei estabelece que tenha em todos os restaurantes ao menos um cardápio físico para a pessoa caso queira consumir naquele estabelecimento. Mas, caso seja da opção do restaurante, ele pode garantir o aparelho para que a pessoa tenha acesso ao cardápio digital, como vários já oferecem hoje”, completou.

Guilherme Bianco, vereador, PC do B


Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir a democratização do acesso de toda a população aos cardápios. Caso aprovada, a medida prevê a aplicação de uma multa de até R$ 351 para quem descumprir, podendo dobrar a cada reincidência cometida pelo estabelecimento.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -