O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), se reuniu nesta quinta-feira (2) com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e solicitou a intervenção do órgão federal pela retomada dos voos comerciais partindo do aeroporto “Bartholomeu de Gusmão”. A ação ocorreu em paralelo às negociações entre a Rede Voa e a empresa Azul Linhas Aéreas.
Segundo Edinho Silva, a retomada dos voos comerciais na cidade é importante para atrair novos investimentos e promover o turismo. “Temos dialogado muito com a Azul e seu apoio [Freixo] é importante porque é o que nos falta para que possamos fechar toda a estrutura de logística que a cidade tem e com isso, atrairmos novos investimentos”, afirmou.
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Em resposta ao prefeito de Araraquara, o presidente da Embratur se comprometeu a intermediar a conversa com a Azul Linhas Aéreas para viabilizar o retorno ao aeroporto da cidade. “Importante dizer que já existia, parou na pandemia e o que querem é recuperar isso. É um pedido pertinente, importante para o estado e o Brasil pelas conexões”, garantiu.
Edinho Silva pontuou ainda que o aeroporto de Araraquara dispõe de toda estrutura necessária para receber voos comerciais. Recentemente, inclusive, a concessionária responsável por administrar o local promoveu investimentos visando o retorno da operação de uma linha diária entre a Morada do Sol e o aeroporto de Viracopos, em Campinas.
SEM VOOS HÁ MAIS DE QUATRO ANOS
Sem voos comerciais há mais de quatro anos, o aeroporto de Araraquara foi arrematado pela Rede Voa como parte do lote Sudeste de um leilão promovido pelo governo de São Paulo, na gestão João Doria (PSDB), em 15 de julho de 2021, na B3, Bolsa de Valores paulista.
Na oportunidade, foram arrematados também os aeroportos de Ribeirão Preto, Sorocaba, Avaré, Bauru-Arealva, Franca, Guaratinguetá, Marília, São Carlos, Registro e São Manoel. A chegada da VOA rendeu expectativa devido ao aporte prometido de R$ 16 milhões.
A concessionária assumiu a operação em Araraquara em 1º de abril de 2022 e desde então vinha atuando para deixar o aeroporto operacional. No dia 16 de março de 2023, o espaço foi reinaugurado com a promessa de retomar os voos comerciais ainda naquele ano.
O “Bartholomeu de Gusmão” não recebe voos comerciais desde 23 de março de 2020, inicialmente, devido à pandemia da covid-19. Os voos seriam retomados em 30 de junho do mesmo ano, porém, a doença se agravou e a retomada da linha para Campinas ficou incerta.