A prefeitura de Araraquara afirmou que uma nova empresa assumirá a segurança dos cemitérios municipais e que o processo licitatório está em andamento. A informação é uma resposta a requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota).
Por três meses, entre setembro e dezembro do ano passado, a segurança dos cemitérios São Bento e dos Britos, respectivamente, no Centro e no Vale do Sol, foi realizada por guardas armados no período da noite. Porém, por conta de “limitações”, o contrato não foi renovado e o monitoramento passou a ser realizado pela GCM (Guarda Civil Municipal).
VEJA TAMBÉM
Máscaras são liberadas em escolas e unidades de saúde de Araraquara a partir de hoje
Motorista na contramão provoca acidente na rodovia em Santa Lúcia
No ano passado, a GCM registrou 17 ocorrências em cemitérios, sendo 15 atendimentos diversos, um furto e dano patrimônio e outro de captura de procurado pela Justiça. Após três meses sem casos em 2023, na primeira quinzena de abril, dois furtos foram registrados junto à Administração dos Cemitérios.
“Após conclusão da contratação de empresa para execução de rondas e guarda noturna, espera-se que não haja registros de furtos nas unidades“, disse Renata Bratfisch, coordenadora executiva de Serviços Públicos.
De acordo com a coordenadoria executiva de Segurança Pública, “a Guarda mantém patrulhamento diuturnamente, entretanto, não é possível manter guarda fixo no local devido a grande demanda de trabalho e o efetivo pequeno.”
LEIA MAIS
Mercado financeiro revisa meta da inflação e estipula em 6,01% para 2023