- Publicidade -
PolíticaPrefeitura de Araraquara toma posse de shopping abandonado após assassinato

Prefeitura de Araraquara toma posse de shopping abandonado após assassinato

Prefeitura assume o imóvel e pode implantar medidas que visam dar maior sensação de segurança aos moradores do entorno

- Publicidade -

Menos de 24 horas após a localização do corpo da adolescente Júlia Peixoto Machado, de 13 anos, no interior de um shopping abandonado no bairro Melhado, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), assinou um decreto para tomar posse do imóvel e iniciar ações destinadas a reforçar a sua segurança. A intervenção efetiva no antigo Tropical Shopping é uma antiga reivindicação dos moradores do entorno.

O documento foi assinado nesta quarta-feira (11) em um evento restrito no gabinete do prefeito. Edinho Silva usou as redes sociais para anunciar a medida e explicar as dificuldades relacionadas ao enquadramento do edifício na Lei do Instituto do Abandono e, consequentemente, a sua tomada de posse.

- Publicidade -

“É um processo jurídico complicado que, se não for bem conduzido, corre o risco de ser questionado juridicamente. Em outras palavras, o que teoricamente poderia ser uma vitória se transformaria em uma derrota devido a falhas no processo de tomada de posse”, disse ele.

“Caracterizar o abandono de vários imóveis é mais fácil quando se trata de um único imóvel ou proprietário. No caso do Tropical Shopping, temos 95 matrículas, ou seja, 95 registros em cartório e 30 proprietários. Cada uma dessas matrículas precisa ser caracterizada como um imóvel abandonado, e isso é um processo jurídico complexo.”

Edinho Silva, prefeito de Araraquara

Segundo o prefeito, além dos desafios legais, a administração municipal demorou a agir devido a um acordo com os proprietários para resolver a situação do abandono. Sem sucesso, a tomada de posse começou a ser planejada em 2021.

“Foi um processo longo para construir uma base legal sólida perante o sistema judiciário, as matrículas e o cartório de registro de imóveis, para que a Prefeitura de Araraquara pudesse assumir o controle do Tropical Shopping”, explicou.

“Já tínhamos planeado o lançamento do decreto para esta semana, inclusive para hoje. Infelizmente, por uma triste coincidência, tivemos a constatação de um homicídio no local, onde Júlia foi brutalmente assassinada por outro adolescente”, acrescentou.

Edinho Silva, prefeito de Araraquara
Edinho Silva assinou decreto para tomar posse de shopping abandonado em Araraquara (Foto: Divulgação)

Com a assinatura do decreto, a Prefeitura legalmente assume a posse do imóvel e pode implementar diferentes medidas: fornecer assistência social a usuários de drogas e moradores de rua; estabelecer um ponto fixo de fiscalização até que todos os acessos ao local sejam fechados; e, por fim, encontrar um novo propósito social para o antigo shopping.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -