- Publicidade -
PolíticaPresidente Lula se reúne com lideranças de Araraquara para assinar ordem de serviço das obras de macrodrenagem

Presidente Lula se reúne com lideranças de Araraquara para assinar ordem de serviço das obras de macrodrenagem

Lula veio acompanhado de seus ministros e do Presidente da Caixa Econômica Federal

- Publicidade -

Acompanhado de seus ministros e do Presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do encontro com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, e demais autoridades locais, na manhã desta sexta-feira (24), no Cear.

O encontro teve como objetivo assinar a Ordem de Serviço das obras de macrodrenagem e reurbanização de áreas afetadas por enchentes em Araraquara.

- Publicidade -

O investimento previsto é de R$ 143 milhões em recursos do Governo Federal para obras de saneamento integrado nas bacias do Ribeirão do Ouro, Córrego da Servidão, Córrego Capão do Paiva e afluentes. Será construída, ainda, uma lagoa de retenção, para prevenir inundações na cidade. Segundo os estudos que viabilizaram a obra, será a maior ação de infraestrutura da história da cidade.

Durante o encontro, Edinho Silva afirmou que a obra realiza o sonho da cidade de Araraquara. “Em seu primeiro mandato o senhor deu uma ordem de serviço para que Araraquara retirasse todo o tráfego de composições ferroviária do Centro da cidade, para que tivesse um contorno que passasse por fora, levando segurança para os bairros, combatendo acidentes que esse tráfego trazia ao nosso povo”.

Ainda segundo Edinho, essa divisão da cidade ao meio também trouxe uma divisão social. “Na parte debaixo dos trilhos, desde o século 19, as pessoas que tinham mais recursos moravam na parte debaixo, na área central. Na parte de cima dos trilhos, moravam os pobres, a maioria da população negra, a maioria das trabalhadoras e trabalhadores. Então, essa divisão era uma divisão social e econômica”.

O prefeito ressaltou ainda que a cidade enfrentou as enchentes de 2022 e 2023 e que contou com o apoio do presidente. “O senhor mostrou solidariedade ao nosso povo, talvez num dos piores momentos da nossa história e liberou os recursos que hoje nós faremos as obras de combate às enchentes, mas também vamos reorganizar as áreas cortadas pelos trilhos. E essa reorganização vai reunificar a nossa cidade. Ela não só vai ser reunificada do ponto de vista geográfico, mas simbolicamente nós estaremos reunificando a nossa cidade do ponto de vista social, do ponto de vista cultura e, inclusive, do ponto de vista racial. Senhor Presidente Lula, a minha eterna gratidão ao senhor”.

MINISTROS

- Publicidade -

Além do presidente, estiveram no Cear os ministros Jader Filho (Cidades), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Nísia Trindade (Saúde), Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -