Os novos condomínios e loteamentos de Araraquara deverão ser equipados com bueiros ecológicos, dispositivos que evitam a chegada de resíduos sólidos até os rios. É o que prevê projeto de lei do vereador Emanoel Sponton (PP), que deverá ser votado no início de 2022 no plenário da Câmara Municipal.
“Estamos preparando laudo técnico junto à Secretaria de Obras, para que os dispositivos sejam feitos de acordo com as normas da Prefeitura”, disse o vereador.
Ele explica que o bueiro ecológico possui uma grade que impede que detritos jogados ou levados pela água da chuva desçam e cheguem até os mananciais. Com isso, a limpeza dos bueiros é feita de maneira mais rápida, bastando a retirada dessa grade.
“Além de proteger o meio ambiente, isso economiza tempo e dinheiro. A limpeza de um bueiro comum é feita por cinco funcionários em duas ou três horas. Com o bueiro ecológico, basta que uma pessoa retire o cesto e jogue os detritos no caminhão”, acrescenta Sponton.
Após a conclusão do laudo técnico, o projeto passará por análise das comissões da Câmara. Depois disso, a proposta deverá chegar para votação dos vereadores em plenário após a volta do recesso parlamentar, no início do próximo ano.
Ele ressalta que diversas cidades já adotaram a ideia com sucesso, reduzindo pontos de alagamento e a poluição dos mananciais que abastecem a população.
“Por enquanto, o projeto prevê o bueiro ecológico nos novos empreendimentos, mas quem sabe no futuro eles possam ser instalados nos já existentes”, conclui o vereador.