- Publicidade -
PolíticaSenador cita requerimento para Edinho depor em CPI da Covid

Senador cita requerimento para Edinho depor em CPI da Covid

Líder do Democratas no Senado reclamou que o pedido de convocação ainda não foi analisado pelos colegas

- Publicidade -

Senador Marcos Rogerio durante CPI da Covid-19 (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

 

- Publicidade -

O senador Marcos Rogerio (DEM/RO) citou, na última quinta-feira (19), um requerimento solicitando a convocação do prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), para prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. 

Ao comentar a aprovação de 180 requerimentos pelos membros da comissão, incluindo pedidos de quebra de sigilo, o senador disse que há ao menos 36 pedidos de sua autoria travados para apreciação da CPI, entre eles, a convocação do prefeito de Araraquara. 

O documento foi protocolado em 15 de julho de 2021 e citou, entre outros assuntos, a tentativa de compra dos respiradores feita pela Prefeitura de Araraquara. Ele também relacionou Edinho à denúncia sobre a compra de respiradores pelo consórcio Nordeste. 

Segundo Marcos Rogerio após denúncias veiculadas em revista de grande circulação no dia 25 de julho de 2021 apresentou requerimento para convocar Carlos Gabas, responsável pelo consórcio. A publicação da revista apontou que Gabas seria “irmão de alma” de Edinho. 

“Durante depoimento da senhora Cristiane Prestes, proprietária da Hempcare, foram levantadas suspeitas contra o secretário executivo do Consórcio Nordeste Carlos Eduardo Gabas e, em relação ao prefeito de Araraquara, Edinho Silva. Cristiane afirmou aos investigadores que na época dos eventos recebeu um telefonema de Gabas, que teria se identificado como irmão de alma de Edinho, prefeito de Araraquara”, explicou. 

- Publicidade -

“Gabas afirmou que o município paulista estava precisando de 30 respiradores, mas que Edinho estava sem recursos para bancar a compra. Estava implícito um pedido e propôs de fazer uma doação. Nunca foi pautado o novo requerimento de convocação do senhor Carlos Gabas. Por quê?”, completou. 

O senador ainda questionou o motivo do requerimento de convocação de Edinho Silva nunca ter sido pautado na CPI da Covid. “Apresentei o requerimento 1.130 para convocar o ex-ministro de Dilma e atual prefeito de Araraquara, mas nunca foi pautado. Por quê? Vai vendo Brasil”, finalizou. 

Procurada, a Prefeitura de Araraquara não se manifestou até o fechamento da reportagem. Na manhã desta sexta-feira (20), durante entrevista ao Manhã CBN, da CBN Araraquara, Edinho Silva falou sobre como tem enxergado as disputas políticas em nível local e nacional. 

“Estamos vivendo um momento difícil no Brasil, de muito ódio, intolerância, propagação de Fake News e uma política que, infelizmente, muito aquém da que tínhamos historicamente no País e claro que isso reflete em Araraquara, que não é uma ilha”, defendeu. 

“Temos também esse ambiente de ódio, intolerância, agressividade, pouco diálogo e valorização dos instrumentos da democracia. Minha preocupação fundamental é cuidar da cidade, é um momento difícil, não vou gastar minha energia com esse nível de embate”, completou.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -