A ex-vereadora de Araraquara Thainara Faria (PT) assumiu, nesta quarta-feira (15), mandato como deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo. Faria recebeu 91.388 votos para Legislatura que se inicia em 15 de março de 2023 e termina em 1º de fevereiro de 2027.
VEJA TAMBÉM
Assembleia dá posse a eleitos e terá duas deputadas de Araraquara
Márcia assume 3º mandato e reafirma compromisso com Araraquara
Advogada, de 28 anos, Thainara chegou ao parlamento paulista após dois mandatos como vereadora em Araraquara. A nova deputada estadual disse estar consciente de seu papel na Assembleia nos próximos quatro anos e prometeu olhar atento para as demandas do Estado.
“Estou bastante consciente do papel que vou desempenhar nos próximos quatro anos, saio de um universo de 250 mil habitantes para um de 44 milhões e 645 municípios com várias realidades e regiões diferentes. Me sinto preparada e com muita disposição para atender as pessoas em todas as suas diversidades”, afirmou a deputada empossada.
Thainara Faria disse que vai defender no legislativo paulista pautas antirracistas, a favor da comunidade LGBTQIA+, infraestrutura e geração de emprego e renda. A deputada estadual ressaltou ainda atenção especial para as demandas dos municípios do interior de SP.
“Vou priorizar estar nas comissões e nos debates que se referem à infraestrutura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento urbano e tudo isso trabalhando dentro da pauta de mulheres, LGBT, negros, jovens, interior do estado de São Paulo, mas atuando nessas comissões, sobretudo para trabalhar e atuar na linha de frente da geração de emprego e renda, e na questão também da estrutura dos municípios para que as famílias não sejam penalizadas com questões naturais como vem acontecendo”, defendeu a parlamentar.
A parlamentar também reforçou seu compromisso com Araraquara e disse ter escolhido a cidade para instalar seu gabinete político da Assembleia Legislativa. Segundo ela, seu mandato deve manter uma “relação direta” com o governo do aliado Edinho Silva (PT).
“Araraquara pode contar sempre com minha atuação. Meu gabinete político será aqui e, por óbvio, continuo morando na minha cidade, estando em São Paulo nos dias de sessão. Mas, escolhi que o gabinete político estivesse em Araraquara para a população tenha uma linha direta, converse comigo e demande aquilo que a cidade precisar, bem como a relação direta com o governo Edinho, pois continuaremos trabalhando e atuando muito juntos”, pontuou.
Em relação à distribuição de emendas parlamentares, articulação e destinação de recursos, Thainara Faria disse que não vai olhar apenas para os municípios que teve votos nas eleições de outubro do ano passado. Faria afirmou que pretende atender cidades menores do estado.
“Pretendo distribuí-las conforme as necessidades dos municípios, não só olhando para onde tive voto, porque neste caso as cidades com menos habitantes acabam sendo penalizadas em relação à distribuição de recursos. As cidades menores, com menor número de habitantes, também podem esperar que receberão recursos do nosso mandato, mas vamos priorizar também aquelas que nos elegeram e que tem um número maior de pessoas que confiaram no nosso trabalho”, considerou.
Por fim, Thainara Faria disse que vai ser oposição ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A parlamentar reforçou que vai ser contrária às pautas de privatizações- em especial da Sabesp -, e aquilo que considerar “ruim” para a população de São Paulo.
“Minha relação com o governador Tarcísio será muito política, extremamente cordial naquilo que puder, mas de oposição a este governo que se mostra, por mais que muito sensível a várias pautas da população, completamente contrário aquilo que a esquerda defende. Farei oposição, contra as privatizações, tudo aquilo que for ruim, mas dialogarei muito para ser feito o melhor para o estado de São Paulo”, finalizou.
LEIA MAIS
Mais de meio milhão de pessoas já declararam o Imposto de Renda