Até o fim deste mês, 436 urnas eletrônicas passam por manutenção nos cartórios eleitorais de Araraquara. Mesmo distante do período eleitoral – próxima eleição ocorre em 2024 -, os equipamentos são verificados semestralmente nas duas zonas eleitorais da cidade.
VEJA TAMBÉM
Tarifa em Araraquara é cara porque falta incentivo da prefeitura, diz empresário do setor
Servidores de Araraquara mantém pedido de reajuste de 33,23%
Somente na 13ª Zona Eleitoral, 217 urnas vão passar pela vistoria dos técnicos. Em entrevista à EPTV Central, a chefe do cartório, Clayde do Carmo Silva Zanin, explicou quais itens são verificados e ressaltou a importância de verificar os equipamentos mesmo antes das eleições.
“Primeiro é dada carga na bateria interna das urnas, pois caso falte energia no dia da eleição a urna tem autonomia para funcionar sem essa energia, então precisamos dar essa carga na bateria e também é testado os componentes da urna, tanto interno quanto externo” disse.
“A importância é que caso alguma urna tenha problema em componente físico é detectado nessa manutenção e no dia da eleição evita o transtorno de troca de urna e tudo mais, o que infelizmente não tem como prever, mas dá para detectar no teste”, completou.
Os trabalhos nos cartórios eleitorais de Araraquara e outros municípios do estado de São Paulo prosseguem até o fim deste mês e serão verificadas as baterias das urnas com a recarga durante seis horas e outros testes de funcionalidade dos equipamentos.
* Com informações da EPTV Central
LEIA MAIS
Faustão sai da Band após um ano e meio de programa; veja o motivo