- Publicidade -
PolíticaVereadores aprovam em 1º Turno aumento de 50% no ITBI em Araraquara

Vereadores aprovam em 1º Turno aumento de 50% no ITBI em Araraquara

Medida foi discutida durante sessão ordinária da Câmara, nesta terça-feira (28) e está ligada ao subsídio do transporte coletivo

- Publicidade -

Vereadores de Araraquara aprovaram em primeiro turno, nesta terça-feira (28), projeto de lei complementar que aumenta em 50% o valor cobrado pelo ITBI (Imposto sobre a Transmissão dos Bens Imóveis). O reajuste está ligado à proposta da Prefeitura de oferecer um subsídio de R$ 500 mil mensais para as empresas que operam o transporte público coletivo na cidade.

Assinada pelo prefeito Edinho Silva (PT), a proposta de lei complementar prevê um reajuste na alíquota do imposto de 2% para 3%, representando um aumento de 50% no valor. Na justificativa, a Prefeitura explicou que o aumento é necessário para custear a contrapartida da municipalidade com o transporte coletivo municipal.

- Publicidade -

O primeiro a usar a palavra na Casa de Leis foi Rafael de Angeli (PSDB). Ele se manifestou contra o aumento e criticou a gestão do PT. “O mesmo governo que alterou a PGV (Planta Genérica de Valores), o IPTU de milhares de pessoas, e criou o ‘IPTU dos Mortos’ ainda não está satisfeito com o esforço feito pelos contribuintes de Araraquara”, pontuou.

Durante a defesa da proposta, o líder do Governo, Aluísio Braz, o Boi (MDB), reconheceu que a proposta de aumento do ITBI será de 50%. Mas, apesar disso, esclareceu que o objetivo do reajuste no tributo está ligado ao subsídio para as empresas do transporte coletivo.

“É um debate nacional, outras cidades se anteciparam e deram subsídios, para dar condições para as pessoas que mais precisam tenham um transporte público de qualidade. Falamos de subsidiar e não tem outra regra na gestão pública se não for aumentar uma tarifa”, introduziu.

“A fonte de receita é sempre a tributação e na visão do governo é começar a subsidiar para ter aumento zero em 2024 e há uma corrente nessa Casa para reduzir cada vez mais a tarifa e melhorar a qualidade do serviço”, completou o líder do Governo, Aluísio Braz.

Aluísio Braz, o Boi (MDB), líder do Governo na Câmara

O vereador Lucas Grecco (União Brasil) revelou preocupação com o pouco prazo para discussão da proposta. Em sua avaliação, não houve “tempo hábil” para construir ou realizar uma audiência pública que pudesse discutir melhor o projeto de lei com a sociedade.

“Temos uma má qualidade no transporte coletivo sim. Precisamos melhorar e muito. Esse projeto deveria ter vindo no início de novembro para construir uma audiência pública. Agora não tem mais tempo, a não ser que seja em uma sessão extraordinária”, ressaltou.

Lucas Grecco, vereador, União Brasil

Após um intenso debate e intervenção de outros parlamentares, a proposta foi colocada em votação nominal e recebeu 11 votos favoráveis e cinco contrários.

- Publicidade -

Foram favoráveis: Alcindo Sabino (PT), Aluísio Braz, o Boi (MDB), Carlão do Joia (Patriota), Edson Hel (Cidadania), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PC do B), Hugo Adorno (Republicanos), Luna Meyer (MDB) e Marcos Garrido (Patriota). Já os contrários foram: João Clemente (PSDB), Lineu Carlos de Assis (Podemos), Lucas Grecco (União Brasil), Marchese da Rádio (Patriota) e Rafael de Angeli (PSDB). O vereador Emanoel Sponton (Progressistas) estava ausente da sessão.

Com o aval recebido em primeiro turno, a iniciativa retornará para segunda votação na próxima terça-feira (5). Já a proposta que garantirá um subsídio de R$ 500 mil mensais para as empresas que operam o transporte coletivo também foi aprovada, mas em votação simbólica.

FIQUE ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara e região? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -