Vereadores de Araraquara discutem, nesta terça-feira (08), as regras para a chegada da tecnologia 5G no município. A iniciativa apresentada por Guilherme Bianco (PC do B) e Rafael de Angeli (PSDB) está na Ordem do Dia da sessão ordinária da Câmara Municipal.
O Projeto de Lei Complementar (PLC) apresenta diferentes parâmetros para instalação da Estação de Transmissora de Rádiocomunicação (ETR), facilitando a implantação da tecnologia no município.
Ao acidade on, o vereador Guilherme Bianco explicou que apesar de matérias relacionadas a telecomunicações, internet e 5G serem regulamentados em nível nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) orientou aos Estados e municípios legislações específicas.
“A Anatel fez um pedido para que Estados e municípios façam suas próprias regulamentações. Pegamos o projeto padrão deles, trouxemos para a realidade de Araraquara, adequamos aos nossos padrões e apresentamos esse projeto que vai ser votado na Câmara”, afirmou.
Já Rafael de Angeli apontou que a mudança na legislação é necessária para expandir a cobertura do serviço, inclusão de novos usuários e fornecimento com padrões de qualidade e regularidade adequados. “Nosso objetivo é simplificar o licenciamento dessas estruturas”.
Tanto Bianco, quanto Angeli apontaram que a aprovação da proposta vai permitir grande desenvolvimento tecnológico e a antecipação da chegada do 5G em Araraquara.
“Se sairmos na frente aprovando este projeto, vamos conseguir atrair esses investimentos na casa de bilhões de reais para a nossa cidade de forma antecipada e mais rápida”, disse Bianco.
“Nossa cidade vai ser uma das poucas do Estado nessa primeira leva que vai aprovar o 5G. Temos certeza que as operadoras vão ver com bons olhos essa aprovação e talvez tenhamos o 5G mais rápido que em outras cidades que estão ainda engatinhando”, completou o tucano.