Durante a primeira sessão ordinária do ano, os vereadores que compõem a bancada do PSDB, Rafael de Angeli e João Clemente reafirmaram que são oposição ao prefeito Edinho Silva (PT).
A fala dos parlamentares ocorreu durante o pequeno expediente – espaço dedicado para fala livre dos parlamentares -, nesta terça-feira (19).
De Angeli foi o primeiro vereador a falar, agradeceu seus apoiadores e ressaltou que seu mandato será pautado “longe das luxúrias e acordos do poder”.
“Assim será conduzido meu mandato, longe das luxúrias e acordos do Poder, mas perto da população que aguarda e sonha com uma cidade mais moderna, inteligente e com melhor qualidade dos serviços públicos”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM
MDB anuncia entrada na base política do governo Edinho Silva
O líder da bancada do PSDB também disse que apesar de estar em lado oposto a Edinho Silva “nunca espalhou qualquer mentira”, se referindo a uma fala do prefeito sobre seu partido compor a base política do Governo Municipal.
“Prefeito, apesar de estarmos em lados opostos, nunca espalhei qualquer mentira contra o senhor, pelo contrário, joguei limpo e mantive postura republicana. Gostaria de pedir que a mesma postura fosse retribuída e o senhor parasse de ir em entrevistas dizer que o PSDB integrará a base do governo, como disse no domingo. Trata-se de uma afirmação mentirosa”.
Ainda durante sua fala, o parlamentar disse que apenas Sérgio José Pelicolla, filiado do PSDB e indicado para ser secretário de Obras e Serviços Públicos na Prefeitura é quem apoia Silva e não responde pelo partido na cidade.
“O presidente estadual Marco Vinholi embora tenha dito que não punirá o senhor Pelicolla pela postura em desacordo com nosso conteúdo programático deixou muito claro a absoluta autonomia da nossa bancada de vereadores e fizemos um pronunciamento muito objetivo que seremos oposição”, finalizou.
A fala de Rafael foi reforçada pela do correligionário João Clemente. Segundo o parlamentar está decidido que a atuação tucana na Casa de Leis será de oposição ao Governo.
“Nós seremos oposição, uma oposição inteligente, democrática, científica, participativa, sem colocar nossos interesses pessoais, pelo bem da cidade. Araraquara não é mais uma cidade pequena do interior paulista como muitos pensam, somos uma cidade com características para despontar no cenário político e isso não acontece muitas vezes porque partidarismos são feitos e é nessa intenção que digo aos cidadãos confiem em nós, venham construir conosco e contem com nosso mandato”, afirmou.
O tema chegou a ser abordado rapidamente pelo líder do Governo, Paulo Landim (PT), que apenas disse para que os parlamentares que a “política é a arte de construir” e para olharem a “fala do presidente estadual do PSDB”.
A vereadora Thainara Faria (PT) também repercutiu o tema durante sua fala no pequeno expediente e reforçou que a aliança entre os partidos foi feita junto ao governador de São Paulo João Dória (PSDB).
“No PT a gente conversa muito, não sei como acontece no partido dos senhores. Mas a gente dialoga e tudo isso que foi falado de aliança entre os partidos foi o governador João Dória que conversou. Então se vocês não sabem é melhor os senhores se informarem dialoguem entre os senhores no partido de vocês e entendam quem está se colocando a favor de um governo democrático”, afirmou.
Thainara também saiu em defesa do diálogo entre os partidos políticos. “Muitos falaram nos últimos dias sobre acordos e conversas como se fosse algo feito e repulsivo. Acordos, diálogos e conversas fazem parte da política, é salutar que nós entre um e outro partido conversemos para que a gente possa entender qual é o melhor para Araraquara”, finalizou.