O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara vai receber o nome do escritor e historiador araraquarense Vicente Henrique Baroffaldi. A lei, de autoria do vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), foi sancionada no último sábado (21), pelo prefeito Edinho Silva (PT).
Apaixonado por futebol e estatísticas, Baroffaldi morreu no último dia 17 de abril, aos 75 anos, deixando um legado para a história da Locomotiva Grená. Ao todo, são 14 livros publicados, dez deles dedicados ao clube de Araraquara.
“O presente Projeto de Lei tem por objetivo fazer uma justa homenagem ao Sr. Vicente Henrique Baroffaldi no espaço público Museu do Futebol e Esportes de Araraquara, local que contribuiu através das publicações em jornais e nas redes sociais, servindo de referência para o conhecimento da comunidade araraquarense, levando a informação para o cenário do futebol brasileiro através dos demais visitantes do local”, afirmou Lineu na justificativa.
QUEM FOI BAROFFALDI?
Vicente Henrique Baroffaldi nasceu em Araraquara no dia 28 de julho de 1947 e, durante toda sua vida, se propôs a contar a história da Ferroviária. São 14 livros no total, dez dedicados à Ferroviária. Em 2021, publicou sua última obra: “Almanaque Futebol S/A da Ferroviária”, em que contou toda a trajetória do time de Araraquara desde que se transformou em uma sociedade anônima, em 2004.
Antes de escrever seus livros, o escritor trabalhou na Sucursal dos Diários Associados, integrou a Associação de Cronistas Esportivos de Araraquara (ACEA), de 1965 a 1986, foi diretor da Liga Araraquarense de Futebol, além de ser diretor de divulgação da CCE/Fundesport. Foi também colaborador em jornais da cidade como O Diário, O Imparcial, Folha da Tarde e Jornal da Manhã.