Um idoso, de 76 anos, foi agredido por um candidato a vereador de Tabatinga – a 57 quilômetros de Araraquara. A agressão ocorreu na manhã da última quinta-feira (26), no Centro da cidade, e foi registrada por câmera de segurança.
As imagens mostram o momento em que o candidato Mauro José Zucchi Beneli, de 39 anos, conhecido como Zico Beneli (PL), deixa um estabelecimento em direção à esquina onde está a bandeira de sua campanha política, no cruzamento da Rua Prudente de Moraes com a Rua Joaquim Pinto Ramalho.
Na sequência, o idoso, identificado como Léonezio de Freitas Carvalho, conhecido como Canecão, atravessa a rua e se aproxima do carro do candidato que está parado irregularmente em uma rampa de acesso para deficientes físicos. Ele aparenta pegar um celular para filmar a infração de trânsito.
Alguns segundos depois, o candidato aborda a vítima, que aponta em direção à rampa, indicando a irregularidade. Os dois discutem e o idoso é agredido com um chute no peito.
As imagens mostram ainda o momento em que vítima perde o equilíbrio, cai, levanta-se, pega um objeto no chão e vai em direção ao carro do candidato, que acelera e deixa o local.
O idoso contou que é amigo do pai de Zico Beneli e apenas fez uma brincadeira com o candidato. “Você que quer ser vereador, qual exemplo está dando estacionado na faixa? Eu vou filmar você”, disse a vítima em depoimento à Polícia Civil.
Ele relatou ainda que o candidato questionou em tom de ironia se havia filmado e esclareceu que apenas simulou a gravação, guardando o celular em seu bolso. “Gostou? Se não gostou eu vou matar você”, teria dito Beneli após a agressão.
O idoso bateu a cabeça e passou por exames na cidade de Ibitinga. Na sequência, voltou para a Santa Casa de Tabatinga, onde permaneceu em observação até receber alta médica na manhã desta sexta-feira (27).
Após deixar o hospital, a vítima prestou depoimento na delegacia. O caso foi registrado como ameaça e lesão corporal e será investigado pela Polícia Civil.
Nas redes sociais, o candidato à prefeitura de Tabatinga Alfedrão e a vice Danila Abreu, que são do mesmo partido de Zico Beneli, lamentaram o episódio de agressão. “Não é essa nossa política, são extremistas e repudiamos essas ações de ambos os lados. Medidas legais estão sendo tomadas para coibir esses excessos”, publicaram.
Procurado, o candidato a vereador não foi encontrado para comentar o assunto.