Restando poucos dias para encerrar o prazo – até 4 de maio -, para regularizar o título de eleitor ou alistamento de novos eleitores, os cartórios estão de plantão neste fim de semana.
Em Araraquara, tanto a 13ª Zona Eleitoral, localizada no Centro, quanto à 385ª Zona Eleitoral, na Vila Xavier, funcionam das 11 às 17 horas, neste sábado (30) e domingo (1º).
O município ainda possui um número elevado de eleitores com o documento irregular. Para consultar a situação, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (Clique e verifique).
O voto no Brasil é obrigatório para pessoas maiores de 18 anos, porém, é possível realizar o alistamento e participar do processo eleitoral de forma facultativa, com 16 e 17 anos.
Quem explicou quais documentos levar na hora de tirar o título de eleitor ou regularizar sua situação foi a responsável pela 13ª Zona Eleitoral, Clayde do Carmo Silva Zanin.
“O eleitor precisa estar com o documento de identidade, para o primeiro título não pode ser a carteira de motorista, a CNH, tem que ser ou documento de identidade, ou a certidão de nascimento, um comprovante de endereço e o número do CPF”, disse.
“O eleitor pode procurar o cartório eleitoral responsável pelo seu endereço, ou acessar o site do TRE de São Paulo e fazer todo o processo por lá“, completou.
Neste ano, em 2 de outubro, os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governador, senador, deputado estadual e deputado federal.
Nos últimos dias a procura pelos serviços da Justiça Eleitoral foi tímida, porém, Clayde do Carmo Silva Zanin ressaltou a importância de não deixar para ser atendido de última hora.
“A medida em que vai aproximando o fechamento do cadastro, a procura presencial tem aumentado. Aconselhamos os eleitores, ou aquelas que pessoas que pretendem se tornar eleitores, que procurem o cartório eleitoral o quanto antes para evitar fila e demora no atendimento, sendo sempre tendência acontecer no fim do alistamento”, finalizou.
Na segunda (02), terça (03) e quarta-feira (04), a Justiça Eleitoral atende o público em horário estendido em três horas, das 9 às 18 horas, sem necessidade de agendamento.