Na última segunda-feira (24), o ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacina bivalente da covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos. Mas, Araraquara ainda mantém o uso do imunizante apenas para grupos prioritários.
Em nota, o ministério explicou que a recomendação de ampliar o público-alvo “tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país.”
Por outro lado, a secretaria municipal de Saúde, justificou que o público-alvo da vacina bivalente será ampliado “à medida que mais doses forem entregues.”
VEJA TAMBÉM
Araraquara registra 95 casos de “mão-pé-boca”; doença dispara no estado
Caminhão tomba e motorista morre prensado por chapas de aço na SP-310 em Matão
QUEM E ONDE TOMAR A VACINA?
Nesta quarta-feira (26), a vacina começou a ser aplicada em pessoas com comorbidades a partir dos 12 anos. Também podem ser vacinados idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias do parto), trabalhadores de saúde, portadores de deficiência permanente, imunossuprimidos, profissionais do sistema prisional e população privada de liberdade.
No caso do público com comorbidades, é preciso apresentar relatório médico ou atestado constando CID-10 ou receita médica recente (últimos 6 meses) das medicações que faz uso para comprovação. Aos demais, é exigido documento com foto e caderneta de vacinação, e comprovante de vínculo ativo no caso dos profissionais elencados.
A vacina é aplicada em quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, há pelo menos quatro meses desde a última dose. Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, deve procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.
NOVOS POLOS
Em Araraquara, a partir de quinta-feira (27), todas as 35 unidades de saúde do município, das 8 às 15 horas, e o Sesa, das 8 às 14 horas, irão fornecer a vacina contra a covid-19, sem a necessidade de agendamento. Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (16) 3303-3108.