Ao longo deste ano, cerca de 370 profissionais da educação testaram positivo para a covid-19 apenas na rede municipal de Araraquara. Atualmente, 136 estão afastados por conta da doença.
Somente no CER José do Amaral Vellosa, no Jardim Paulistano, 12 pessoas positivaram nas últimas semanas, sendo seis agentes educacionais, duas agentes sociais, duas professoras, a coordenadora e a diretora.
De acordo com a secretaria municipal de Educação, todos cumpriram os protocolos orientados pela Vigilância Sanitária e permaneceram em isolamento no período em que estiveram doentes.
Os demais funcionários foram testados e a escola foi higienizada. A secretaria não informou se as atividades escolares foram prejudicadas.
Desde a retomada das aulas presenciais, em fevereiro, também foram identificados 281 casos de infecção em alunos da rede.
O município explicou por nota que o uso de máscaras permaneceu obrigatório em todas as unidades escolares da rede municipal. “Todas as medidas de combate à transmissão do coronavírus são definidas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus do Município e pelo Comitê Científico, com base na situação epidemiológica”, justificou.
REDE ESTADUAL
Já na rede estadual de educação, não há dados atualizados disponíveis para consulta.
De acordo com Sistema de Informação e Monitoramento da Educação (SIMED), de janeiro de 2021 a 19 de fevereiro deste ano, foram identificados 179 casos, sendo 116 servidores e nove terceirizados, além de 54 estudantes.
A secretaria da Educação do Estado informou que afasta os casos positivos e seus contactantes. “Se houver caso suspeito ou confirmado para covid-19 de estudante ou professor, este deve permanecer em isolamento por sete dias. Se os sintomas persistirem, deve-se permanecer em isolamento até o 10º dia”, justificou.
Ainda segundo o Estado, a orientação é os casos sejam notificados à Vigilância em Saúde do município, “que realiza orientações sanitárias específicas, seguidas pela unidade de ensino”.
No caso do ambiente escolar, o uso de máscaras é uma opção individual nas escolas da rede estadual.