Ao menos 29 pessoas aguardam por uma transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região de Araraquara. A informação é da Diretoria Regional de Saúde (DRS 3).
Em entrevista ao Giro CBN, Jéferson Yashuda afirma que a situação da Saúde na região é delicada, pois há pacientes aguardando liberação de leitos na central de vagas.
“Isso causa uma preocupação grande de como será os próximos dias. A situação é muito preocupante, não se trata de Fake News, estamos acompanhando em tempo real”, diz.
Uma reunião entre prefeitos da região também teria discutido medidas de enfrentamento do momento crítico na Saúde. Mas, segundo Yashuda, o lockdown regional foi descartado.
“Não ocorrerá lockdown regional, mas cada município dentro de sua realidade vai proceder com a restrição. Eles estão se articulando e voltam a conversar até o fim da semana. Não somos nós que temos que dar essa notícia, mas a secretaria de Desenvolvimento Regional”.
Questionado sobre a possibilidade de abrir novos leitos de UTI na região, Yashuda afirma que há dificuldade para encontrar profissionais para atuarem na linha de frente.
“Tem interesse na abertura de novos leitos, mas os prestadores de serviços não tem capacidade de ofertar esses leitos. Não por falta de espaço físico, mas por não ter mais mão de obra que tenha expertise para os procedimentos necessários para uma UTI Covid”, diz.
“Quem tem tocado esse serviço 24 horas já apresenta um cansaço, então nosso norte é a vacinação, que está com novas diretrizes e nos próximos meses deve atingir mais de 50% da população. A expectativa e confiança são na vacina”, completa.