A Saúde de Araraquara segue aplicando testes obrigatórios nos setores econômicos para identificar a contaminação e evitar a circulação da covid-19.
No último sábado (16), segundo apresentado pelo Comitê de Contingência do Coronavírus, foram aplicados 326 testes, em 25 estabelecimentos, com um positivado.
Em vigor, desde o último dia 16 de abril, a testagem obrigatória gratuita nos setores econômicos compõe o plano de retomada econômica e busca ativa na cidade.
Segundo o decreto municipal, a testagem é em indivíduos ou grupos, como funcionários, proprietários, prestadores de serviços, clientes e usuários dos serviços.
A ação pode ocorrer em comércio, shoppings, supermercados, açougues, padarias, bares, restaurantes, academias, oficinas, entidades religiosas, escolas, indústrias, bancos e demais setores.
O decreto prevê ainda que as pessoas que recusarem a se submeter aos testes poderão ser penalizadas com as sanções previstas na lei municipal 9.931.
LEIA TAMBÉM
Covid: Araraquara registra 109 casos e duas novas mortes em 24 horas
Caso seja encontrado um indivíduo positivo, ele será encaminhado a uma unidade de Saúde para avaliação clínica e deverá cumprir o isolamento domiciliar de 14 dias.
Durante o período ele deve ser monitorado pela Saúde, enquanto a empresa deve passar por higienização criteriosa e demais pessoas serão orientadas a ficarem atentas aos sintomas.
Caso sejam identificadas duas pessoas ou mais com resultado positivo será iniciada uma investigação de surto, que pode resultar com a interdição total ou parcial por sete dias.
Os positivados para a doença também serão encaminhados para unidade de saúde e devem cumprir isolamento domiciliar de 14 dias com monitoramento da Saúde.
Ao fim do período de interdição, todas as dependências do local devem passar por higienização criteriosa.