No mês de janeiro, Araraquara testou um a cada cinco habitantes para covid-19. A quantidade de testagens foi três vezes maior do que o registrado em São Carlos.
O mês de janeiro fechou com alta no número de casos de covid-19 em Araraquara. Mas, um dos fatores que influenciou esse aumento, foi a grande quantidade de testes realizados nos setores públicos e privados de saúde do município.
Segundo dados colhidos pela CBN Araraquara, foram 52.253 testes de covid-19 feitos nos primeiros 31 dias do ano. Isso corresponde a mais de 20% da população araraquarense, com base na estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o pesquisador e fisiopatologista Victor Engrácia Valenti, o fato mostra que a cidade está conseguindo fazer um bom gerenciamento e controle da doença.
“Quanto mais testes são feitos melhor é a noção da situação da epidemia, conseguimos ter a positividade de testes e com a positividade alta significa que os casos vão continuar aumentando. Quando temos poucos testes não temos noção exata da positividade e desses testes, se a pessoa tem covid, influenza ou outro vírus respiratório. Se uma cidade faz muitos testes é sinal positivo que a cidade está conseguindo gerenciar a situação e também fazer prevenção, porque identificando em casos assintomáticos isso ajuda a controlar o surto epidêmico”, avaliou.
MUNICÍPIOS VIZINHOS
Em comparação com municípios vizinhos, Araraquara saiu a frente na quantidade de testes realizados. A cidade testou três vezes mais pessoas do que São Carlos, que na região, é o município que mais se aproxima de Araraquara no numero de habitantes.
A disparidade fica ainda maior se compararmos cidades menores que a Morada do Sol, como por exemplo, Matão que realizou aproximadamente 5 mil testagens para detecção do coronavírus em janeiro, o que representa menos de 6% da população.
Victor Engrácia destaca que é importante que todas as cidades da região andem juntas no número de testagens de pessoas sintomáticas e assintomáticas.
“É muito importante que não apenas uma cidade da região tenha o maior número de testes, e sim que todas as cidades ao redor façam a mesma coisa. Se apenas Araraquara faz o n úmero de teste adequado a doença pode sair do controle em outras cidade e causar surto aqui. Ao trabalhar em harmonia a epidemia é controlada”, apontou.
A secretária de saúde de Araraquara, Eliana Honain, explicou que a preocupação com a abertura de novos postos de testagem, começou no fim do mês de dezembro. a e que a quantidade de kits foi suficiente, pois o munícipio tinha um estoque.
“Quando percebemos a partir do dia 24 de dezembro de 2021 o grande aumento da procura das pessoas pelos serviços de atendimento no serviço de testagem da Vila Xavier, começamos a pensar em alternativa para ampliar os posto de testagem e dar conta da demanda. Tínhamos um grande estoque de testes e com isso Araraquara continua testando tanto as sintomáticas quanto as assintomáticas”,disse a secretária.
TESTAGENS
De acordo com a Prefeitura Municipal, Araraquara possui 345.955 testes de Covid-19 desde o início da pandemia, o que significa um índice de 145.152 testes por 100 mil habitantes.
No estado de São Paulo, segundo informações do site do Governo do Estado, esse número é de 50 mil testes/100 mil.
A taxa nacional é de cerca de 30 mil testes/100 mil habitantes, de acordo com o site de estatísticas Worldometers.
“As comparações são gritantes e mostram o quanto a cidade de Araraquara prioriza a defesa da vida no enfrentamento à pandemia”, opinou Eliana Honain.
Também segundo o Worldometers, o número de testes aplicados em Araraquara, quando levada em conta a proporção habitacional, é semelhante a países como Chile (155 mil testes/100 mil hab.), Uruguai (149 mil testes/100 mil hab.), Canadá (147 mil testes/100 mil hab.) e Espanha (141 mil testes/100 mil hab.).
A cidade de Araraquara se enquadra no padrão internacional de enfrentamento à pandemia.
“A testagem tem sido extremamente importante neste momento, porque, diante do grande número de positivados, nós precisamos reduzir a transmissão. Para reduzir a transmissão, nós precisamos identificar as pessoas que estão com o vírus. Por isso, nós estruturamos todo esse serviço para que as pessoas possam procurar e ser testadas”, analisou Eliana.
ONDE BUSCAR ATENDIMENTO E TESTAGEM PARA COVID-19 EM ARARAQUARA
Centro de Referência de Testagem
Das 7h às 19h (todos os dias)
Hospital de Campanha – Rua Domingos Zanin s/n – Jardim Ártico
(Linhas de ônibus – SÃO JOSÉ/SANTA ANGELINA, com itinerário parcialmente readequado, e SACHS/ATACADÃO)
Documentos necessários: CPF e comprovante de endereço atualizado
Unidades de Saúde
Jardim Paulistano
Cruzeiro do Sul
Selmi Dei I
Santa Angelina
Cecap
Das 17h às 20h (de segunda a sexta-feira)
100 senhas cada
Quiosques ao lado das Unidades de Saúde
Jardim Cruzeiro do Sul
Marivan
Parque São Paulo
Jardim Brasília
Das 9h às 13h (de segunda a sexta-feira)
100 senhas cada
Atendimento médico e testagem de sintomáticos
24 horas – todos os dias
Polo de Atendimento de Triagem da UPA da Vila Xavier
Rua José do Patrocínio, 660 Vila Santa Maria (Vila Xavier)
Atendimento pediátrico – Menores de 12 anos com síndrome gripal
24 horas todos os dias
UPA Central
Av. Maria Antônia Camargo de Oliveira, s/nº – Vila Velosa