Autoridades de Saúde do Estado e de Araraquara descartaram, nesta segunda-feira (15), a presença da variante inglesa da covid-19.
A informação havia sido divulgada na sexta-feira (12), porém, após reavaliação acabou descartada a possibilidade, conforme anunciou Jean Gorinchteyn à Globo News.
O assunto também foi abordado pela secretária da Saúde, Eliana Honain, durante participação no Manhã CBN, da CBN Araraquara.
“Eles reavaliaram as amostras e os indícios eram muito fracos e não poderiam confirmar a variante do Reino Unido. Mas, ficou confirmado a variante de Manaus e quanto mais remessas de amostras é enviada ao Instituto de Medicina Tropical, esse percentual vem se confirmando e temos como fato concreto que a cepa de Manaus circula em Araraquara”, afirma.
Araraquara atingiu, nesta segunda-feira, 100% de ocupação dos leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tanto na rede pública, quanto privada.
“O único mecanismo que a gente tem é fazer essa restrição da população e ser muito mais restritivo nas medidas para manter o distanciamento social e com isso evitar a transmissão, pois se comprova que a transmissibilidade dessa cepa é muito mais acentuada que as demais”, apela Honain.
“Todo o nosso esforço será infundado se a gente não tiver o apoio da população. Discutimos isso ontem, é imprevisível o número de leitos que precisamos abrir diante da situação, porque se não tivermos a colaboração da população nós não vamos conseguir, as pessoas vão adoecer e aumentar o número de leitos e isso ninguém pode suportar”, completa.