- Publicidade -
SaúdeCoronavírusAraraquara está a um passo de um novo lockdown por causa da covid-19

Araraquara está a um passo de um novo lockdown por causa da covid-19

Nesta quarta-feira (16), quase mil pessoas estão doentes em quarentena em casa ou em hospitais da cidade

- Publicidade -

UPA da Vila atende pacientes com covid-19 (Foto: Amanda Rocha)

 
Araraquara registrou nesta quarta-feira (16), mais 199 casos positivos de coronavírus, o equivalente a 20,04% de 993 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 20.69% de 947 amostras, sendo, destas, 196 positivados.

Araraquara soma 23.869 casos confirmados de covid-19.

- Publicidade -

Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus emite, pelo segundo dia consecutivo, sinal de alerta máximo. Considerando que a taxa de positividade dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos) ultrapassou 20% na data de hoje, o município alcançou o índice que estabelece o fechamento das atividades econômicas e sociais.

“O Comitê está analisando a situação para deliberar sobre as ações necessárias de enfrentamento da doença. Chama a atenção ainda, mais uma vez seguida, a taxa de positividade dos testes realizados em indivíduos sintomáticos, também superior a 20%”, diz a nota do Comitê.

De acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos e sociais de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para covid-19 nos testes não pode ultrapassar 30% dos indivíduos sintomáticos ou 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas e sociais será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

Portanto, a situação é grave e o estado de alerta máximo significa que a população não pode relaxar agora. É fundamental manter as medidas as sanitárias, evitando aglomeração, usando máscara corretamente em espaços públicos e respeitando a restrição noturna de circulação.

A força-tarefa da Prefeitura está nas ruas fiscalizando e cobrando o cumprimento das regras e normas previstas no decreto municipal, mas somente com a participação de todos neste enfrentamento será possível evitar o descontrole da pandemia.

Ainda nesta quarta-feira, do total de confirmados, 947 permanecem em quarentena e 22.443 já saíram. Aguardam resultado de exames 758 amostras.

- Publicidade -

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 15 de junho, 46 testes, em 5 estabelecimentos, com três positivados nos setores de serviços e comércio, sendo um estabelecimento do comércio interditado por 2 dias, em cumprimento ao decreto municipal em vigor.

Hoje, 212 pacientes estão internados. Destes, 115 confirmados estão em enfermaria e 97 confirmados estão em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 71% de leitos de enfermaria e 86% de UTI.

Do total de 212 internados, 116 são moradores de Araraquara e 96 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 47 estão em enfermaria e 49 estão em UTI.

MORTES
Araraquara registrou, até o momento, 479 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -