O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara informou, nesta sexta-feira (08), a criação de uma da Comissão de Organização da Vacinação contra a covid-19.
Ela é formada por profissionais da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde e do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), que terá o objetivo de elaborar o planejamento e toda a logística necessária para a imunização do coronavírus aqui no município.
Os encontros da comissão serão periódicos diante da proximidade do início da vacinação.
De acordo com o poder público, em um primeiro momento, a população idosa (que é o principal grupo de risco) e os profissionais da área da saúde serão priorizados na vacinação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.
O Comitê que gerencia a pandemia em Araraquara informou que aguarda definições por parte dos governos federal e estadual sobre datas e quantidade de doses que serão disponibilizadas talvez já nos próximos dias.
A secretária municipal de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, falou sobre a importância desse plano de organização e da parceria com o Sesa.
“É extremamente importante a gente já estar estruturando essa vacinação e vendo qual a melhor forma de proceder sem causar tumulto e transtorno, e com a eficácia e eficiência esperada dentro do prazo previsto. Já começamos as discussões porque o o primeiro grupo a ser vacinado é o grupo dos trabalhadores da saúde. Devemos nos reunir duas vezes por semana até termos montado todo o esquema de vacinação que vai contemplar todos os grupos previstos”, informa.
Diversas estruturas de vacinação deverão ser montadas em Araraquara nas próximas semanas. A previsão é de haja vários pontos pela cidade, incluindo os postos de saúde.
“Nós devemos montar a estrutura e temos um grande desafio de manter o controle da doença, com toda a vigilância, os protocolos e monitoramento dos pacientes positivos. E temos toda a tarefa que é árdua que é manter a vacinação, então temos que ampliar nossa capacidade de atendimento e de pessoal pra poder dar conta em tempo hábil”, frisa a secretária.
O Comitê que gerencia a pandemia em Araraquara informou que aguarda definições por parte dos governos federal e estadual sobre datas e quantidade de doses que serão disponibilizadas talvez já nos próximos dias.
Nesta última quinta-feira (07), o Instituto Butantan pediu a aprovação emergencial da vacina Coronavac para a Anvisa. Hoje, foi a vez da Fiocruz, que pediu a aprovação da vacina de Oxford. O prazo de análise por parte do órgão sanitário federal é de até dez dias. Em todo o Brasil, a pandemia chegou à marca de 200 mil óbitos, com um total de quase 8 milhões de casos confirmados.