Supermercados vão poder fazer entregas durante o lockdown, previsto para iniciar ao meio-dia de domingo (20). A flexibilização está prevista em atualização que será publicada no Diário Oficial da Prefeitura neste sábado (19).
O documento, que o ACidade ON teve acesso, prevê que nos primeiros dias de restrições rígidas, os estabelecimentos de abastecimento de alimentos realizem delivery das 6 às 20 horas.
Segue proibido, das 12 horas de domingo, até às 20 horas de terça-feira (22), atendimento presencial e drive-thru. Apesar das restrições durarem até domingo (27), os supermercados e similares reabrem, das 6 às 20 horas, a partir de quarta-feira (23).
Para isso, devem destinar horário exclusivo para idosos, limitação de pessoas a cinco vezes o número de caixas, organização de filas com distanciamento e limite de uma pessoa por família.
POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
Outra alteração importante na atualização que será publicada neste sábado está a permissão de funcionamento de postos de combustíveis das 6 às 20 horas, durante o período de vigência do lockdown.
As demais regras foram mantidas em relação ao documento original, desta sexta-feira (18).
VEJA COMO FICAM AS REGRAS
DE 20 DE JUNHO (DOMINGO) ÀS 12 HORAS ATÉ 27 DE JUNHO (DOMINGO)
FUNCIONA
– Farmácias: funcionam (com medidas de distanciamento social)
– Hospitais e serviços de saúde humana e animal: funcionam
– Vacinação contra a covid: Funciona (de acordo com o calendário de imunização)
– Comércio de produtos hospitalares e higienizantes: funciona
– Ônibus intermunicipais (Terminal Rodoviário): circulam
– Serviços de táxi, mototáxi e transporte por aplicativo: circulam
– Transporte de mercadorias: circulam
– Postos de combustível das 6 às 20 horas
– Entrega de gás e água envasada em galões: Funciona
PARCIAL
– Supermercados, mercados, mercearias, padarias, açougues, hortifrúti e similares:
Não funcionam – do dia 20 (a partir das 12h) até 22 de junho, apenas por delivery/Funcionam com atendimento presencial: a partir de 23 de junho, das 06h às 20h (com medidas de distanciamento)
– Bares e restaurantes:
Não funcionam do dia 20 (a partir das 12h) até 21 de junho/Funcionam com atendimento exclusivamente por delivery a partir de 22 de junho, das 06h às 20h
NÃO FUNCIONA
– Comércio de rua e shoppings: não funciona
– Setor de serviços: não funciona
– Bancos: não funcionam (funcionamento apenas dos caixas eletrônicos (autoatendimento), com até 10% de funcionários para garantia de regular as filas internas e externas (com no máximo 20 pessoas)
– Indústrias: não funcionam, com exceção daquelas em que a paralisação cause danos à estrutura, a equipamentos e máquinas, além de perda de insumos; neste caso, deverá operar com número reduzido de funcionários
– Ônibus de transporte coletivo (Terminal de Integração): não circulam
– Atividades religiosas: não funcionam (missas, cultos e outros eventos estão suspensos neste período)
– Aulas presenciais estão suspensas em todas as escolas
– Salão de beleza e similares: não funcionam
– Academias e similares: não funcionam
BARREIRAS
A entrada de pessoas não residentes em Araraquara somente será admitida mediante passagem por barreira sanitária, na qual deverão apresentar laudo de teste negativo para a covid-19, emitido em prazo inferior a 48 horas, ou comprovante de vacinação para a doença, observados no mínimo 15 dias da aplicação da 2ª dose.