- Publicidade -
SaúdeCoronavírusAraraquara pode suspender atividades caso número de positivados alcance 20% dos testes

Araraquara pode suspender atividades caso número de positivados alcance 20% dos testes

Cidade está em estado de alerta com o aumento do número de casos de coronavírus nas últimas semanas

- Publicidade -

Araraquara pode entrar em lockdown se o número de casos aumentar (Foto: Amanda Rocha)

 
O decreto que passa a valer na segunda-feira (24) em Araraquara estabelece que, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes sintomáticos (aqueles que buscam os serviços de saúde) ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo.

- Publicidade -

Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias. O retorno dessas atividades ocorreria após três dias consecutivos com taxa de positivação abaixo de 20% no caso dos sintomáticos ou de 15% na testagem geral. 
 
Nas últimas semanas, Araraquara tem registrado aumento no índice de positivados. Segundo o último boletim, de quinta-feira (20), positivara para coronavírus 10% de 955 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 14% de 689 amostras.

Quando a positivação atingir 20% dos sintomáticos e 15% da testagem geral, a Prefeitura emitirá sinal de alerta para toda a população, já aumentando a restrição de circulação de pessoas, mas sem impactar no funcionamento das atividades.

“Quem vai dizer se Araraquara vai continuar funcionando não é o prefeito, não é a secretária de Saúde, não é a equipe de Saúde. É a cidade de Araraquara. Por isso, é um pacto social esse decreto. Quem vai dizer se Araraquara continuará aberta ou terá que fechar por um período é a população de Araraquara, tomando todo cuidado necessário, fazendo as medidas de isolamento, impedindo a contaminação”, declarou o prefeito Edinho Silva (PT).

TESTAGEM
Em Araraquara, a testagem de sintomáticos ocorre na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila e também nos postos de saúde. Além disso, o município realiza diariamente testagem em vários setores da economia, desde comércio até serviços e educação, em busca de pacientes que não apresentam sintomas. 

“O pilar central da volta das atividades econômicas é testarmos muito e encontrarmos os pacientes assintomáticos, além de rastrearmos os comunicantes que tiveram contato com os sintomáticos positivados. Agradeço muito às equipes de testagem por todo o trabalho que têm feito desde o início da pandemia. A história irá registrar a importância desse trabalho para salvar vidas da população de Araraquara”, reforça.

- Publicidade -

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -