Araraquara realizou desde o ano passado, início da pandemia do coronavírus, 185,9 mil testes de covid-19, sendo 97,3 mil em parceria com a Universidade do Estado de São Paulo (Unesp); 44,4 mil em parceria com o Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e 44.,1 testes rápidos, feitos em unidades de saúde, praças e barreiras sanitárias. Os dados estão no Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (30).
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, que desde o ano passado é exclusiva para pacientes com sintomas de covid-19, atingiu 85.210 atendidos. Devem procurar a UPA qualquer pessoa que tiver sintomas de covid-19. Lá tem atendimento médico e também testagem.
O Hospital da Solidariedade, também chamado de Hospital de Campanha, que foi montado no Jardim Alvorada, atendeu 1.564 pacientes em enfermaria e também em leitos de semi-uti.
Já o Hospital de Retaguarda, no Melhado, que fica com pacientes de menor gravidade, atendeu 512. O Melhado começou a atender neste ano.
POR TELEFONE
Pelo disque-saúde, Araraquara recebeu 19.762 ligações relacionadas a dúvidas sobre coronavírus. Já apoio psicológico, que também atende por telefone, recebeu 735 ligações desde o início da pandemia.