Araraquara registrou neste domingo (7) mais uma morte por covid-19. A 128ª vítima da doença é de uma mulher, 49 anos, sem comorbidades, internada em unidade de saúde pública.
Ainda neste domingo, o município confirmou 95 novos casos de covid-19 e bateu recorde no percentual de contaminações. Das 190 pessoas que buscaram as unidades de saúde com sintomas gripais, 50% tiveram resultado positivo para a doença, porcentagem bem acima daquele que vinha sendo registrada nos dias anteriores.
“Isso significa que mais pessoas ainda estão sendo contaminadas e que essa doença evoluiu e parte dessa evolução vai exigir leitos enfermagem e UTI em um momento que vivemos um estrangulamento no número de vagas. Estamos no limite das vagas e trabalhando a abertura de novos leitos”, afirma o prefeito Edinho Silva, em live realizada nesta manhã.
Com as novas confirmações, a cidade soma agora 11.093 casos registrados da doença, sendo que 525 permanecem em quarentena e 10.440 já estão curados.
Hoje, 149 pacientes estão internados, sendo que 101 estão em enfermaria quatro suspeitos e 97 confirmados – e 48 estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) um suspeito e 47 confirmados.
Do total de internados, 110 são moradores de Araraquara e 39 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 100% de leitos de enfermaria (novos leitos de enfermaria foram abertos em caráter de urgência) e 86% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 20 pacientes internados com Covid-19 e o Hospital de Campanha tem 32 pacientes.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.